A formação docente é uma questão que vem sendo discutida ao longo dos anos por inúmeros estudiosos (PIMENTA, 2003; SCHÖN, 1992), levando a perceber as situações conflituosas do ambiente da sala de aula. Com o intuito de melhor esclarecer esse estudo objetivou-se investigar os sentidos e os significados produzidos pelos professores da educação básica sobre a prática desenvolvida no cotidiano da sala de aula. A questão que direcionou essa pesquisa foi: quais os elementos que permeiam a prática docente e como eles se manifestam no espaço da sala de aula. Para esta comunicação fizemos um recorte e será apresentada somente a análise de 01(uma) professora, visto a importância dos aspectos presentes na observação da sua aula. Adotamos como aporte teórico Pimenta (2006), Imbernón (2010), Tardif (2002), Guedes (2006), dentre outros. Para o desenvolvimento do estudo fizemos uso da observação colaborativa (PAIVA, 2002). Portanto, a pesquisa contribuiu com a partícipe no sentido de compartilhar e refletir sobre os dilemas da prática docente, garantindo-lhe a possibilidade de sua ação-reflexão-ação.