A educação, entendida como um complexo social que tem no trabalho sua categoria fundante, historicamente vem sendo um reflexo das transformações que ocorrem no cerne da estrutura societária. Diante dessas transformações, ela vem se constituindo também como um instrumento que cada vez mais está atrelada ao modelo de desenvolvimento da sociedade, servindo, mesmo que com alguma autonomia relativa, como mola propulsora desse desenvolvimento. Entendendo que a Educação Profissional-Tecnológica está inserida nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo discutir a história da educação profissional no Brasil e entender o papel da mesma, especificamente, no contexto da Educação Para Todos, denominada EPT pelos Organismos Multilaterais. Para responder nossas inquietudes, o trabalho, que tem o caráter teórico-bibliográfico e documental, será desenvolvido ancorado nos pressupostos da onto-metodologia, método elaborado por Karl Marx que tem no materialismo histórico dialético a base de referência para a análise e compreensão da realidade. Calcado nesse método buscamos adentrar profundamente no fenômeno em estudo, desvendando o que há para além da aparência, e pondo em evidência a real ordem das coisas. Diante disso, buscaremos contribuir para uma melhor reflexão em torno da educação profissional-tecnológica.