O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: RELATO ENVOLVENDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 142 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 91 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: RELATO ENVOLVENDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI" "resumo" => "Levando-se em consideração a importância dos recursos tecnológicos na vida social e prática do homem, e entendendo que os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração mais informatizada, esta pesquisa objetiva analisar a utilização dos recursos tecnológicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, observando as concepções e práticas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI durante a execução do Projeto: “A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar”. Este artigo originou-se de um estudo bibliográfico onde foram contemplados, autores como: Viana (2004), Tajra (2007), Faria (2004), Kenski (2007). Tal pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória, através da qual descrevemos as experiências e resultados obtidos nas observações feitas sobre a temática, de forma intercalada ao referencial teórico utilizado. Os sujeitos da pesquisa foram: dois bolsistas do PIBID-Pedagogia/UFPI, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina, e a professora titular da turma. Os resultados possibilitaram identificar a importância, contribuição e desafios, principalmente no que diz respeito à formação docente, relacionados à utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula. Posto isso, consideramos de extrema relevância o trabalho e suporte da tecnologia no espaço escolar, pois através destas é possível, desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o participe e sujeito do processo, aguçando sua curiosidade e proporcionando um espaço de interação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Recursos tecnologicos, Mediação, Ensino-aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "54229abfcfa5649e7003b83dd4755294.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH LAURIANE" "autor_email" => "deborah.laurianny@hotmail" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 142 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 480 "inscrito_id" => 91 "titulo" => "O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS EM SALA DE AULA: RELATO ENVOLVENDO EXPERIÊNCIAS DO PIBID DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPI" "resumo" => "Levando-se em consideração a importância dos recursos tecnológicos na vida social e prática do homem, e entendendo que os professores necessitam estar preparados para interagir com uma geração mais informatizada, esta pesquisa objetiva analisar a utilização dos recursos tecnológicos como instrumento facilitador do processo de ensino-aprendizagem, observando as concepções e práticas desenvolvidas pelos bolsistas do PIBID - Pedagogia/UFPI durante a execução do Projeto: “A leitura, a escrita, e a oralidade: Criando alternativas de sucesso escolar”. Este artigo originou-se de um estudo bibliográfico onde foram contemplados, autores como: Viana (2004), Tajra (2007), Faria (2004), Kenski (2007). Tal pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória, através da qual descrevemos as experiências e resultados obtidos nas observações feitas sobre a temática, de forma intercalada ao referencial teórico utilizado. Os sujeitos da pesquisa foram: dois bolsistas do PIBID-Pedagogia/UFPI, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Teresina, e a professora titular da turma. Os resultados possibilitaram identificar a importância, contribuição e desafios, principalmente no que diz respeito à formação docente, relacionados à utilização dos recursos tecnológicos em sala de aula. Posto isso, consideramos de extrema relevância o trabalho e suporte da tecnologia no espaço escolar, pois através destas é possível, desenvolver o senso-crítico do aluno, tornando-o participe e sujeito do processo, aguçando sua curiosidade e proporcionando um espaço de interação." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "03 - EDUCAÇÃO, LINGUAGENS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO" "palavra_chave" => "Recursos tecnologicos, Mediação, Ensino-aprendizagem" "idioma" => "Português" "arquivo" => "54229abfcfa5649e7003b83dd4755294.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEBORAH LAURIANE DA SILVA SOUSA" "autor_nome_curto" => "DEBORAH LAURIANE" "autor_email" => "deborah.laurianny@hotmail" "autor_ies" => "UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }