Esse trabalho é resultado de um projeto de ensino, pertencente ao programa de apoio às licenciaturas (PROLICEN) da UFPB/Campus III. Ele teve como objetivo principal o mapeamento e a análise dos livros de memória da cidade de Solânea, com vistas a produção de materiais didáticos para o debate da história local. Esses livros são constituídos por histórias de vida, memórias que se entrelaçam as histórias da cidade. Nesse artigo, trabalhamos teórica e metodologicamente com a Educação Patrimonial, percorrendo as seguintes etapas: 1. Mapeamento dos livros de memória; 2. Pesquisa histórica e documental sobre seus autores; 3. Análise dos discursos que se entrecruzam com a história da cidade; 4. Produção de materiais didáticos para livre acesso da comunidade local. Nosso intuito permeou o conhecimento e a divulgação das produções intelectuais de autores locais, transcrevendo-as dentro de uma linguagem lúdica, voltada para o público infantil. Como resultados do projeto desenvolvemos livros interativos em formato de conto, áudiobook, história em quadrinho (HQ) e livros de bolso. Ao fim deste trabalho acreditamos que contribuímos com a produção de um conteúdo interdisciplinar que toma a educação patrimonial como mote de pesquisa, além de propormos estratégias didáticas que tragam o debate da história local para o currículo