Este texto tem como propósito apresentar os primeiros passos de uma proposta de investigação, no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - PGEM - da Universidade Estadual Paulista – UNESP - Campus de Rio Claro. O foco da investigação é interpretar, no âmbito da Filosofia da Educação Matemática, um ambiente hipermídico como espaço/tempo de formação do educador matemático, tendo como horizontes de compreensão o ser-no-mundo com o computador. Essa realidade virtual será percebida, materializada e interpretada a partir de vivências em um dos polos onde o Centro de educação a Distância – Cead, da Universidade Federal de Juiz de Fora- UFJF, vinculado a Universidade Aberta do Brasil – UAB, mantém o curso de Licenciatura em Matemática, convergindo à questão: Como o espaço hipermídico se dá, como
âmbito de presença no mundo dos sujeitos educadores matemáticos em formação? Trazemos, portanto, a esse encontro, uma trajetória percorrida na constituição da questão de pesquisa.
Palavras-chave: Fenomenologia, Virtualidade, Educação Matemática a Distância, Formação de Professores.