Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA

Palavra-chaves: PESQUISA COLABORATIVA, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, MATEMÁTICA Relato de Experiência(RE) Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9611
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 1008
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA"
    "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de três graduandas do curso de Matemática Licenciatura no trabalho com pedagogos de uma escola onde está sendo desenvolvida uma pesquisa com turmas dos anos iniciais, fruto do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), projeto em rede vinculado a três Instituições de Ensino, (UFAL), (UEPB) e (UFMS).  O grupo de Alagoas está definido pela proposta de investigar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e o diálogo entre o pedagogo e o licenciando em Matemática, ou seja, o elo entre a Pedagogia e a Matemática. A pesquisa objetiva contribuir tanto na formação inicial das estudantes quanto na prática pedagógica dos docentes, e que essa parceria possa se refletir nas salas de aulas de maneira positiva. Busca-se transformar a escola num espaço reflexivo onde a troca de ideias e opiniões seja frequente, a partir do trabalho colaborativo, com o intuito de melhorar os índices de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "PESQUISA COLABORATIVA, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_01_59_40_idinscrito_1008_dcceed3120e332b0ffa42b53b8f6418a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE SANTOS DE OLIVEIRA AGRA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE AGRA"
    "autor_email" => "gisele.agra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9611
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 170
    "inscrito_id" => 1008
    "titulo" => "O ENSINO DA MATEMÁTICA NUMA PERSPECTIVA INOVADORA"
    "resumo" => "O presente artigo relata a experiência de três graduandas do curso de Matemática Licenciatura no trabalho com pedagogos de uma escola onde está sendo desenvolvida uma pesquisa com turmas dos anos iniciais, fruto do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), projeto em rede vinculado a três Instituições de Ensino, (UFAL), (UEPB) e (UFMS).  O grupo de Alagoas está definido pela proposta de investigar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e o diálogo entre o pedagogo e o licenciando em Matemática, ou seja, o elo entre a Pedagogia e a Matemática. A pesquisa objetiva contribuir tanto na formação inicial das estudantes quanto na prática pedagógica dos docentes, e que essa parceria possa se refletir nas salas de aulas de maneira positiva. Busca-se transformar a escola num espaço reflexivo onde a troca de ideias e opiniões seja frequente, a partir do trabalho colaborativo, com o intuito de melhorar os índices de aprendizagem."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "Formação de Professores e Educação Matemática (FPM)"
    "palavra_chave" => "PESQUISA COLABORATIVA, FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, MATEMÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_3datahora_22_10_2014_01_59_40_idinscrito_1008_dcceed3120e332b0ffa42b53b8f6418a.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GISELE SANTOS DE OLIVEIRA AGRA"
    "autor_nome_curto" => "GISELE AGRA"
    "autor_email" => "gisele.agra@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFAL"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

O presente artigo relata a experiência de três graduandas do curso de Matemática Licenciatura no trabalho com pedagogos de uma escola onde está sendo desenvolvida uma pesquisa com turmas dos anos iniciais, fruto do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), projeto em rede vinculado a três Instituições de Ensino, (UFAL), (UEPB) e (UFMS). O grupo de Alagoas está definido pela proposta de investigar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e o diálogo entre o pedagogo e o licenciando em Matemática, ou seja, o elo entre a Pedagogia e a Matemática. A pesquisa objetiva contribuir tanto na formação inicial das estudantes quanto na prática pedagógica dos docentes, e que essa parceria possa se refletir nas salas de aulas de maneira positiva. Busca-se transformar a escola num espaço reflexivo onde a troca de ideias e opiniões seja frequente, a partir do trabalho colaborativo, com o intuito de melhorar os índices de aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.