AGRA, Gisele Santos De Oliveira et al.. O ensino da matemática numa perspectiva inovadora. Anais VIII EPBEM... Campina Grande: Realize Editora, 2014. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/9611>. Acesso em: 22/11/2024 15:08
O presente artigo relata a experiência de três graduandas do curso de Matemática Licenciatura no trabalho com pedagogos de uma escola onde está sendo desenvolvida uma pesquisa com turmas dos anos iniciais, fruto do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC), projeto em rede vinculado a três Instituições de Ensino, (UFAL), (UEPB) e (UFMS). O grupo de Alagoas está definido pela proposta de investigar a transição dos alunos do 5º para o 6º ano e o diálogo entre o pedagogo e o licenciando em Matemática, ou seja, o elo entre a Pedagogia e a Matemática. A pesquisa objetiva contribuir tanto na formação inicial das estudantes quanto na prática pedagógica dos docentes, e que essa parceria possa se refletir nas salas de aulas de maneira positiva. Busca-se transformar a escola num espaço reflexivo onde a troca de ideias e opiniões seja frequente, a partir do trabalho colaborativo, com o intuito de melhorar os índices de aprendizagem.