A disciplina de lógica de programação é o ponto de partida para a carreira do técnico de desenvolvimento de sistemas, porém o ensino dela enfrenta alguns desafios, pois existe uma alta curva de aprendizado, uma vez que não existe um contato, dentro do ensino básico, dos alunos com os tópicos abordados na disciplina. Como forma de ampliar a aderência dos alunos às disciplinas de programação e consequentemente reduzir a evasão e reprovação nos cursos de desenvolvimento de sistemas, diversas abordagens são experimentadas, com base em metodologias de ensino ativo. As metodologias de ensino ativo, visam transformar o aluno em elemento central do processo de ensino e aprendizagem, deixando de lado o modelo de ensino onde apenas recebe o conteúdo de forma passiva e tenta reproduzi-lo em avaliações, como o processo de construção de conhecimento se dá em torno do aluno, suas experiências tem mais relevância e o aproveitamento dos conteúdos tendem a ser mais altos. Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção para uma turma de lógica e programação no curso técnico em desenvolvimento de sistemas, com foco na metodologia PBL. Para dar suporte a metodologia aplicada, os problemas escolhidos têm como base a Olimpíada Pernambucana de Informática (OPEI), que consiste em uma competição realizada pelo Programa de Educação Tutorial de Informática (PET-Informática) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A competição é dividida em duas modalidades: teórica (voltada para soluções de problemas utilizando matemática e lógica) e prática (voltada para a solução de problemas com lógica de programação). Os resultados esperados são: preparar os grupos para a participação na OPEI, aliada a isso, temos a diminuição dos obstáculos do aprendizado de programação, e por fim criar um perfil de profissionais aptos a atuar nesta fatia do mercado.