Nosso trabalho propõe a elaboração de uma proposta didática para o trabalho com leitura e produção de crônicas na sala de aula. A escolha do gênero crônica ocorre justamente pela facilidade de aproximá-lo as realidades de nossos discentes e logo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o objetivo, a partir da construção da proposta, é de empreender com os alunos atividades de leitura, letramento bem como o desenvolvimento das habilidades de escrita e a percepção crítica do mundo que os rodeia, a partir do uso de crônicas que, por sua vez, retratam situações reais e vivências cotidianas. Nesse sentido, nossa proposta se alicerça em atividades interdisciplinares, mediadas, especialmente, por conteúdos de Língua Portuguesa e História, através de temáticas que abordem assuntos e questionamentos acerca da atualidade bem como da experiência dos estudantes, trazidas para o chão da escola. As crônicas utilizadas, por sua vez, perpassam por vários assuntos, tendo em vista que tentam abarcar a multiplicidade de perspectivas, conhecimentos e vivências dos próprios alunos. Nesse sentido, uma das habilidades acerca da qual trabalharemos e teremos como base para o desenvolvimento das atividades, é a de como identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos, posicionando-se frente às questões.