Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LER, CONTAR E RECONTAR CRÔNICAS: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL E CRIATIVA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 4672
    "titulo" => "LER, CONTAR E RECONTAR CRÔNICAS: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL E CRIATIVA"
    "resumo" => "Nosso trabalho propõe a elaboração de uma proposta didática para o trabalho com leitura e produção de crônicas na sala de aula. A escolha do gênero crônica ocorre justamente pela facilidade de aproximá-lo as realidades de nossos discentes e logo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o objetivo, a partir da construção da proposta, é de empreender com os alunos atividades de leitura, letramento bem como o desenvolvimento das habilidades de escrita e a percepção crítica do mundo que os rodeia, a partir do uso de crônicas que, por sua vez, retratam situações reais e vivências cotidianas. Nesse sentido, nossa proposta se alicerça em atividades interdisciplinares, mediadas, especialmente, por conteúdos de Língua Portuguesa e História, através de temáticas que abordem assuntos e questionamentos acerca da atualidade bem como da experiência dos estudantes, trazidas para o chão da escola. As crônicas utilizadas, por sua vez, perpassam por vários assuntos, tendo em vista que tentam abarcar a multiplicidade de perspectivas, conhecimentos e vivências dos próprios alunos. Nesse sentido, uma das habilidades acerca da qual trabalharemos e teremos como base para o desenvolvimento das atividades, é a de como identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos, posicionando-se frente às questões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4672_TB1631_03052023215743.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "maria.ljsilva@professor.p"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95890
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 4672
    "titulo" => "LER, CONTAR E RECONTAR CRÔNICAS: UMA ABORDAGEM MULTIMODAL E CRIATIVA"
    "resumo" => "Nosso trabalho propõe a elaboração de uma proposta didática para o trabalho com leitura e produção de crônicas na sala de aula. A escolha do gênero crônica ocorre justamente pela facilidade de aproximá-lo as realidades de nossos discentes e logo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o objetivo, a partir da construção da proposta, é de empreender com os alunos atividades de leitura, letramento bem como o desenvolvimento das habilidades de escrita e a percepção crítica do mundo que os rodeia, a partir do uso de crônicas que, por sua vez, retratam situações reais e vivências cotidianas. Nesse sentido, nossa proposta se alicerça em atividades interdisciplinares, mediadas, especialmente, por conteúdos de Língua Portuguesa e História, através de temáticas que abordem assuntos e questionamentos acerca da atualidade bem como da experiência dos estudantes, trazidas para o chão da escola. As crônicas utilizadas, por sua vez, perpassam por vários assuntos, tendo em vista que tentam abarcar a multiplicidade de perspectivas, conhecimentos e vivências dos próprios alunos. Nesse sentido, uma das habilidades acerca da qual trabalharemos e teremos como base para o desenvolvimento das atividades, é a de como identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos, posicionando-se frente às questões."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID4672_TB1631_03052023215743.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA JOSÉ LIMA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA JOSÉ"
    "autor_email" => "maria.ljsilva@professor.p"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Nosso trabalho propõe a elaboração de uma proposta didática para o trabalho com leitura e produção de crônicas na sala de aula. A escolha do gênero crônica ocorre justamente pela facilidade de aproximá-lo as realidades de nossos discentes e logo facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, o objetivo, a partir da construção da proposta, é de empreender com os alunos atividades de leitura, letramento bem como o desenvolvimento das habilidades de escrita e a percepção crítica do mundo que os rodeia, a partir do uso de crônicas que, por sua vez, retratam situações reais e vivências cotidianas. Nesse sentido, nossa proposta se alicerça em atividades interdisciplinares, mediadas, especialmente, por conteúdos de Língua Portuguesa e História, através de temáticas que abordem assuntos e questionamentos acerca da atualidade bem como da experiência dos estudantes, trazidas para o chão da escola. As crônicas utilizadas, por sua vez, perpassam por vários assuntos, tendo em vista que tentam abarcar a multiplicidade de perspectivas, conhecimentos e vivências dos próprios alunos. Nesse sentido, uma das habilidades acerca da qual trabalharemos e teremos como base para o desenvolvimento das atividades, é a de como identificar e avaliar teses/opiniões/ posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos, posicionando-se frente às questões.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.