Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

O FETICHE DO E-COMMERCE: UM ESTUDO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO COMÉRCIO ELETRÔNICO A PARTIR DA REALIDADE DE ITABAIANA-SE

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

A reestruturação produtiva do capital, imposta pela necessidade de acumulação, alterou os padrões de produção a partir da década de 1970. A acumulação flexível e a incursão neoliberal, aliada ao processo de mundialização do capital, colocou o mundo sob a égide do capital financeiro. Acompanhando sua tendência histórica, o capital vem buscando cada vez mais reduzir seu tempo de giro, de modo que a totalidade do processo de produção deve acelerar a realização da mercadoria. Por isso, se utiliza da técnica e da tecnologia provocando mudanças espaço-temporais, onde a reflexão perde espaço para a necessidade do consumo. Nesse processo, encontra-se o ecommerce -comércio eletrônico-, que é a forma de compra, realização de atividades ou serviços entre pessoa física e/ou jurídica mediada pela internet. Essa modalidade se desenvolve Brasil de modo mais intenso nas últimas duas décadas, e vem se desenvolvendo no município de Itabaiana/Se, colocando-se como necessidade a ser estudada em sua totalidade. Mormente, a concepção de método presente é o materialismo histórico dialético, que permite desvendar as contradições do processo de desenvolvimento desigual do capital. Nele, partimos do mundo pratico-imediato, podendo avançar por meio da abstração e alcançar o concreto. Logo, objetivamos desvelar o véu que envolve o fetiche do e-commerce, com um estudo a partir das relações de trabalho no município de Itabaiana. Ademais, a compreensão desse processo de acumulação a partir da apropriação teórica a partir da bibliografia e da análise de dados presentes em plataformas, assim como a realização de questionários respondidos por sujeitos determinados.

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