Este relato tem como objetivo apresentar reflexões sobre uma série de edições do projeto intitulado “Meio Ambiente em Discussão” e trazer apontamentos que devem ser considerados dentro dos espaços de Educação formal e não formal. Justifica-se por buscar promover e incentivar debates e discussões sobre as questões ambientais e sociais e suas interfaces a fim de sensibilizar a comunidade acadêmica com relação à atuação dos cidadãos sobre uso e conservação dos recursos ambientais na busca por soluções no que tange a racionalização no uso desses. A temática apresenta um estudo quantitativo descritivo, que tem como objetivo assegurar espaços permanentes para ações, criações e reflexões sobre as questões ambientais, destacando o funcionamento dos ecossistemas através da análise dos riscos e perspectivas socioambientais, a fim de se compreender e implementar discursos e atitudes sob a perspectiva sustentável. Foram seis edições envolvendo um público de mais de cinco mil indivíduos de todas as modalidades de ensino e sociedade civil, além de profissionais ligados ou não à temática, o que fortalece o caráter multidisciplinar do projeto. Como contribuições, os resultados obtidos ao longo das edições, destacam-se o fortalecimento frente a identidade regional sobretudo na valorização e sentido de pertencimento, e para além desses a versatilidade e dinamismo dos discentes e profissionais envolvidos nas atividades, uma vez que, tais contribuições favorecem significativamente o processo de ensino – aprendizagem, qualificando a formação acadêmica dos sujeitos envolvidos a partir das abordagens propostas.