O texto discorre sobre a importância da educação para a sustentabilidade e o papel do ensino de geografia na educação para cidades sustentáveis e analisar as contribuições do Projeto Nós Propomos!, para a formação cidadã no que diz respeito a compreensão dos espaços públicos de lazer para os jovens em cidades pequenas. Este trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado que tem como tema: Juventude e Cidades Sustentáveis: contribuição da escola na formação cidadã. A Unesco propõe que o espaço escolar seja voltado para uma educação para sustentabilidade de forma interdisciplinar integrado em todo o currículo o desenvolvimento sustentável, o desenvolvimento sustentável é um dos objetivos da ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentais, é o de cidades e comunidades sustentáveis que busca espaços mas inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis para as cidades e assentamentos humanos. O texto busca tratar sobre a sustentabilidade, o ensino geográfico e os espaços públicos de lazer das cidades, principalmente voltada para os jovens. Problematizar esses objetivos na educação básica é um caminho para alcança lós. O texto é um ensaio bibliográfico será desenvolvido por meio de pesquisa na base dos periódicos da CAPES buscar a apresentar o estado da arte sobre pesquisas com juventude e os espaços de lazer nas cidades. Buscando identificar as principais discussões sobre o tema construindo uma abordagem para educação básica. Ao final do trabalho se espera deixar evidente a contribuição da educação geográfica e do Projeto Nós Propomos quando o assunto é educação para a sustentabilidade.