As músicas de Luiz Gonzaga expressam relações com os lugares e as paisagens, são portadoras de sentidos e anunciam percepções, emoções e experiências socioculturais. Por isso, ainda hoje, a musicografia gonzagueana é rememorada por fãs, artistas e, também, por pesquisadores no âmbito da academia, devido à sua grande influência musical, ao dar visibilidade a ritmos até então pouco conhecidos pelo Brasil afora. Dessa forma, este trabalho apresenta um recorte das reflexões tecidas na pesquisa “Entre letras, melodias e canções: uma leitura geográfica da obra de Luiz Gonzaga”, desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais – PROET – vinculado à Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus I, Salvador e ao Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar. A referida pesquisa delimitou como objetivo principal, compreender a abordagem dos conceitos lugar e paisagem que emerge nas letras das canções que compõem o repertório de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Assim, o presente trabalho está ancorado na abordagem qualitativa e inscreve-se no âmbito dos métodos biográfico e fenomenológico, inspirado na abordagem da Geografia Cultural e busca tecer uma análise das letras de canções de Luiz Gonzaga a partir dos conceitos de lugar e paisagem. O olhar da Geografia Humanista, no viés da fenomenologia, possibilitou contemplar os conceitos de lugar e paisagem, destacando as trajetórias existenciais, o sentimento de pertencimento aos lugares e o retrato das vidas construídas cotidianamente.