Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PROGRAMAÇÃO EM GEOGRAFIA: CURRÍCULO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94234
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "PROGRAMAÇÃO EM GEOGRAFIA: CURRÍCULO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Com o acelerado desenvolvimento computacional e tecnológico que vem ocorrendo no mundo moderno, emerge a necessidade de instruir, desde a educação básica, alguns conceitos fundamentais da ciência da computação como forma de melhorar o aprendizado escolar dos indivíduos e para que façam um uso mais efetivo desses conceitos e tecnologias em benefício da sociedade. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta curricular de Programação em Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa defende a hipótese de que é possível e necessário, por meio da linguagem de Programação, desenvolver o ensino-aprendizagem de Geografia para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Logo, vê-se a necessidade de nova abordagem curricular que atenda às necessidades do ensino-aprendizagem da Geografia, para que a Programação possa ser incluída nas aulas diárias e no próprio currículo programático da escola. Adotando a pesquisa-ação como fundamento, será necessário realizar interações e abordagens teóricas e empíricas, ou seja, pensar a literatura de pesquisa em Programação para a construção de um currículo para as aulas de Geografia, em consonância com a realidade social da comunidade escolar. Logo, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar novas ferramentas tecnológicas, de forma a integrar a formação pedagógica é a melhor maneira de aproximar o atual público de estudantes. Por isso, acredita-se que o estudo da Programação amplia a capacidade de expressar ideias e de raciocinar logicamente, além de ensinar os conceitos de causa e efeito."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3059_TB998_16112023132126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA SANTOS LÔBO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA LÔBO"
    "autor_email" => "andressa.santos96@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94234
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 3059
    "titulo" => "PROGRAMAÇÃO EM GEOGRAFIA: CURRÍCULO PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Com o acelerado desenvolvimento computacional e tecnológico que vem ocorrendo no mundo moderno, emerge a necessidade de instruir, desde a educação básica, alguns conceitos fundamentais da ciência da computação como forma de melhorar o aprendizado escolar dos indivíduos e para que façam um uso mais efetivo desses conceitos e tecnologias em benefício da sociedade. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta curricular de Programação em Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa defende a hipótese de que é possível e necessário, por meio da linguagem de Programação, desenvolver o ensino-aprendizagem de Geografia para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Logo, vê-se a necessidade de nova abordagem curricular que atenda às necessidades do ensino-aprendizagem da Geografia, para que a Programação possa ser incluída nas aulas diárias e no próprio currículo programático da escola. Adotando a pesquisa-ação como fundamento, será necessário realizar interações e abordagens teóricas e empíricas, ou seja, pensar a literatura de pesquisa em Programação para a construção de um currículo para as aulas de Geografia, em consonância com a realidade social da comunidade escolar. Logo, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar novas ferramentas tecnológicas, de forma a integrar a formação pedagógica é a melhor maneira de aproximar o atual público de estudantes. Por isso, acredita-se que o estudo da Programação amplia a capacidade de expressar ideias e de raciocinar logicamente, além de ensinar os conceitos de causa e efeito."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3059_TB998_16112023132126.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDRESSA SANTOS LÔBO"
    "autor_nome_curto" => "ANDRESSA LÔBO"
    "autor_email" => "andressa.santos96@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Com o acelerado desenvolvimento computacional e tecnológico que vem ocorrendo no mundo moderno, emerge a necessidade de instruir, desde a educação básica, alguns conceitos fundamentais da ciência da computação como forma de melhorar o aprendizado escolar dos indivíduos e para que façam um uso mais efetivo desses conceitos e tecnologias em benefício da sociedade. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta curricular de Programação em Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa defende a hipótese de que é possível e necessário, por meio da linguagem de Programação, desenvolver o ensino-aprendizagem de Geografia para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Logo, vê-se a necessidade de nova abordagem curricular que atenda às necessidades do ensino-aprendizagem da Geografia, para que a Programação possa ser incluída nas aulas diárias e no próprio currículo programático da escola. Adotando a pesquisa-ação como fundamento, será necessário realizar interações e abordagens teóricas e empíricas, ou seja, pensar a literatura de pesquisa em Programação para a construção de um currículo para as aulas de Geografia, em consonância com a realidade social da comunidade escolar. Logo, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar novas ferramentas tecnológicas, de forma a integrar a formação pedagógica é a melhor maneira de aproximar o atual público de estudantes. Por isso, acredita-se que o estudo da Programação amplia a capacidade de expressar ideias e de raciocinar logicamente, além de ensinar os conceitos de causa e efeito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.