Com o acelerado desenvolvimento computacional e tecnológico que vem ocorrendo no mundo moderno, emerge a necessidade de instruir, desde a educação básica, alguns conceitos fundamentais da ciência da computação como forma de melhorar o aprendizado escolar dos indivíduos e para que façam um uso mais efetivo desses conceitos e tecnologias em benefício da sociedade. Deste modo, o objetivo geral da pesquisa é desenvolver uma proposta curricular de Programação em Geografia para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa defende a hipótese de que é possível e necessário, por meio da linguagem de Programação, desenvolver o ensino-aprendizagem de Geografia para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Logo, vê-se a necessidade de nova abordagem curricular que atenda às necessidades do ensino-aprendizagem da Geografia, para que a Programação possa ser incluída nas aulas diárias e no próprio currículo programático da escola. Adotando a pesquisa-ação como fundamento, será necessário realizar interações e abordagens teóricas e empíricas, ou seja, pensar a literatura de pesquisa em Programação para a construção de um currículo para as aulas de Geografia, em consonância com a realidade social da comunidade escolar. Logo, em um mundo cada vez mais globalizado, utilizar novas ferramentas tecnológicas, de forma a integrar a formação pedagógica é a melhor maneira de aproximar o atual público de estudantes. Por isso, acredita-se que o estudo da Programação amplia a capacidade de expressar ideias e de raciocinar logicamente, além de ensinar os conceitos de causa e efeito.