Este trabalho é derivado de um projeto de pesquisa da pós-graduação em Geografia, que tem o objetivo de analisar as contribuições do uso de jogos digitais enquanto conceito de recurso didático não convencional, como auxílio na compreensão do conteúdo geográfico. Soma-se ainda a discussão das possibilidades e os caminhos dos jogos digitais através da BNCC, com vistas a uma aprendizagem significativa em alguns momentos do processo de ensino, objetivando a efetivação de um ambiente relevante para a aprendizagem. Os jogos digitais são explorados de forma crítica pois propõem ao aluno realizar uma reflexão acerca do conteúdo ensinado, explorando simulações com base na realidade, e propondo a resolução de problemas, como também a interação em ambientes lúdicos. Entretanto, para que essa ferramenta didática possa ser utilizada em sala de aula, deve-se obedecer a uma série de critérios de organização e planejamento. Destarte, a pesquisa será desenvolvida com alunos do 7º ao 8º ano do ensino fundamental, com a colaboração de professores em escolas públicas da cidade de Teresina-PI. Constatou-se que os jogos digitais são de grande relevância no processo de ensino-aprendizagem, e que existe a necessidade de se estudar novos recursos educacionais que sejam condizentes às tendências e transformações de uma sociedade moderna, cada vez mais imersa nas tecnologias. Dessa forma, pode-se considerar de suma importância o uso de diferentes linguagens em sala de aula visando ao ensino de conteúdos geográficos de forma significativa.