O presente artigo propõe discutir sobre a atual política de ensino que foi aprovada por lei em 2018, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Básica especificamente para o Ensino Médio (BRASIL, 2018). Discutir as mudanças trazidas pela BNCC, para o novo Ensino Médio, aprovada em 2018, e regulamentada pela Resolução CNE/CEB nº 3/2018 e pelo Documento Curricular de Goiás - Etapa Ensino Médio (DC-GOEM, GOIÁS, 2020), torna-se imprescindível para compreender os desafios apontados pelos docentes a respeito de sua prática cotidiana. O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, que tem buscado reflexões sobre: Quais desafios para a docência na implementação do NEM, em especial referente as especificidades da disciplina de Geografia que compõe a área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas? O presente recorte aborda sobre referenciais teórico que evidenciam sua importância e especificidades e o que os documentos definem. Para tanto, iniciaremos com alguns autores que pesquisam sobre a Geografia e a Geografia Escolar. Esta pesquisa se torna importante para compreender quais são os desafios que os docentes da educação básica estão vivenciando com a implantação do Novo Ensino Médio e tensionar reflexões sobre este processo de mudança na educação. Sabe-se que não tem receita pronta para as demandas, mas, pode-se buscar entender quais situações necessitam de intervenções e a partir delas propor alternativas que possam superá-las.