Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

DO VINIL AO STREAMING: HORIZONTALIDADES E VERTICALIDADES DO BREGA EM BELÉM-PA

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 45: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94050
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2126
    "titulo" => "DO VINIL AO STREAMING: HORIZONTALIDADES E VERTICALIDADES DO BREGA EM BELÉM-PA"
    "resumo" => "Enquanto gênero musical, o Brega fomentou uma significativa produção cultural, que ao longo do tempo se articulou com processos de horizontalidades e verticalidades relacionados a construção e circulação sua produção cultural. As “festas de brega” derivam das antigas "gafieiras", festas que tocavam merengue e bolero nas periferias de Belém-PA desde as décadas de 1950 e 1960 (Costa, 2009), dando origem a um circuito cultural periférico, ou “circuito bregueiro” (COSTA, 2009), que passa a usar o termo Brega para denominar tanto as festas quanto o gênero musical, que se consolida a partir dos anos 1970 com os seus primeiros registros fonográficos. Esta produção cultural compõe-se de atravessamentos de horizontalidades e verticalidades (SANTOS, 2006), apresentando práticas locais horizontalizadas, as quais se solidarizam às verticalidades derivadas de processos e eventos hegemônicos advindos principalmente de processos econômicos. Desta forma, o brega manteve relações tanto com o circuito inferior quanto superior da economia (SANTOS, 1978), tendo sido inicialmente comercializado (anos 1970) nos moldes verticalizados (gravadoras, selos fonográficos, rádios, lojas), e posteriormente (anos 1990, 2000) também pela pirataria (tendo acesso a equipamentos de gravação e reprodução de CDs, produtos vendidos por camelôs e ambulantes), vivendo hoje um momento híbrido na era do streaming, onde o mercado independente e a indústria cultural disputam o espaço virtual. Analisaremos as formas de interação do gênero musical Brega com os diferentes circuitos econômicos, assim como a importância das festas de Brega enquanto fator agregador no processo de geração de territorialidades e noções de identidade."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 45: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2126_TB601_07112023083656.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DANIEL DAS NEVES BENITEZ"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunodanielbenitez@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94050
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 2126
    "titulo" => "DO VINIL AO STREAMING: HORIZONTALIDADES E VERTICALIDADES DO BREGA EM BELÉM-PA"
    "resumo" => "Enquanto gênero musical, o Brega fomentou uma significativa produção cultural, que ao longo do tempo se articulou com processos de horizontalidades e verticalidades relacionados a construção e circulação sua produção cultural. As “festas de brega” derivam das antigas "gafieiras", festas que tocavam merengue e bolero nas periferias de Belém-PA desde as décadas de 1950 e 1960 (Costa, 2009), dando origem a um circuito cultural periférico, ou “circuito bregueiro” (COSTA, 2009), que passa a usar o termo Brega para denominar tanto as festas quanto o gênero musical, que se consolida a partir dos anos 1970 com os seus primeiros registros fonográficos. Esta produção cultural compõe-se de atravessamentos de horizontalidades e verticalidades (SANTOS, 2006), apresentando práticas locais horizontalizadas, as quais se solidarizam às verticalidades derivadas de processos e eventos hegemônicos advindos principalmente de processos econômicos. Desta forma, o brega manteve relações tanto com o circuito inferior quanto superior da economia (SANTOS, 1978), tendo sido inicialmente comercializado (anos 1970) nos moldes verticalizados (gravadoras, selos fonográficos, rádios, lojas), e posteriormente (anos 1990, 2000) também pela pirataria (tendo acesso a equipamentos de gravação e reprodução de CDs, produtos vendidos por camelôs e ambulantes), vivendo hoje um momento híbrido na era do streaming, onde o mercado independente e a indústria cultural disputam o espaço virtual. Analisaremos as formas de interação do gênero musical Brega com os diferentes circuitos econômicos, assim como a importância das festas de Brega enquanto fator agregador no processo de geração de territorialidades e noções de identidade."
    "modalidade" => "Resumo Expandido"
    "area_tematica" => "GT 45: GEOGRAFIA, MÚSICA E SONS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2126_TB601_07112023083656.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNO DANIEL DAS NEVES BENITEZ"
    "autor_nome_curto" => "BRUNO"
    "autor_email" => "brunodanielbenitez@gmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Enquanto gênero musical, o Brega fomentou uma significativa produção cultural, que ao longo do tempo se articulou com processos de horizontalidades e verticalidades relacionados a construção e circulação sua produção cultural. As “festas de brega” derivam das antigas "gafieiras", festas que tocavam merengue e bolero nas periferias de Belém-PA desde as décadas de 1950 e 1960 (Costa, 2009), dando origem a um circuito cultural periférico, ou “circuito bregueiro” (COSTA, 2009), que passa a usar o termo Brega para denominar tanto as festas quanto o gênero musical, que se consolida a partir dos anos 1970 com os seus primeiros registros fonográficos. Esta produção cultural compõe-se de atravessamentos de horizontalidades e verticalidades (SANTOS, 2006), apresentando práticas locais horizontalizadas, as quais se solidarizam às verticalidades derivadas de processos e eventos hegemônicos advindos principalmente de processos econômicos. Desta forma, o brega manteve relações tanto com o circuito inferior quanto superior da economia (SANTOS, 1978), tendo sido inicialmente comercializado (anos 1970) nos moldes verticalizados (gravadoras, selos fonográficos, rádios, lojas), e posteriormente (anos 1990, 2000) também pela pirataria (tendo acesso a equipamentos de gravação e reprodução de CDs, produtos vendidos por camelôs e ambulantes), vivendo hoje um momento híbrido na era do streaming, onde o mercado independente e a indústria cultural disputam o espaço virtual. Analisaremos as formas de interação do gênero musical Brega com os diferentes circuitos econômicos, assim como a importância das festas de Brega enquanto fator agregador no processo de geração de territorialidades e noções de identidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.