ENTRE A CASA E A ESCOLA: A RUA COMO EIXO DE LIGAÇÃO FORMAL E SOCIAL
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93871 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "ENTRE A CASA E A ESCOLA: A RUA COMO EIXO DE LIGAÇÃO FORMAL E SOCIAL" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a relação do desenho da cidade no processo de formação da esfera pública e a experiência urbana das crianças, pensando nas ruas como seu espaço de sociabilidade. Diante disso, questões emergem: a transformação da cidade influencia a rua a perder sua função como espaço de lazer? Por onde se deslocam as crianças na cidade contemporânea? Assim, em diálogo às perguntas apresentadas, a análise toma o contexto do bairro Campo Grande (Cariacica, Espírito Santo), a fim de entender qual é a sua dinâmica. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o traçado e a implantação das escolas dentro do bairro escolhido, a partir do mapeamento e da recolha documental, utilizando-se do georreferenciamento e buscando fazer uma interpretação cartográfica com as crianças. Após esta organização foi realizado um ensaio piloto, em uma escola pré-selecionada, aplicando questionários e estabelecendo diálogo com crianças (entre 9 e 11 anos) a fim de entender: como é o deslocamento da casa até a escola? Quais são as sensações, problemas e oportunidades? Dentro dessa lente, abre-se espaço para repensar os espaços públicos e localização das escolas na escala local - e da cidade, para as crianças. E, não somente, de forma reducionista, pensar em playgrounds e áreas de brincar - o fazer da criança, não se resume ao brincar. Destaca-se a importância da organização das funções urbanas e humanas, enquanto influenciador cotidiano das crianças, a partir da preocupação da qualidade oferecida a esses pequenos habitantes da urbe." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 09: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1879_TB240_23102023093710.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYVIA FIALHO SOARES DE MORAES" "autor_nome_curto" => "LYVIA" "autor_email" => "lyv.fialho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93871 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 240 "inscrito_id" => 1879 "titulo" => "ENTRE A CASA E A ESCOLA: A RUA COMO EIXO DE LIGAÇÃO FORMAL E SOCIAL" "resumo" => "Este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre a relação do desenho da cidade no processo de formação da esfera pública e a experiência urbana das crianças, pensando nas ruas como seu espaço de sociabilidade. Diante disso, questões emergem: a transformação da cidade influencia a rua a perder sua função como espaço de lazer? Por onde se deslocam as crianças na cidade contemporânea? Assim, em diálogo às perguntas apresentadas, a análise toma o contexto do bairro Campo Grande (Cariacica, Espírito Santo), a fim de entender qual é a sua dinâmica. O objetivo da pesquisa foi caracterizar o traçado e a implantação das escolas dentro do bairro escolhido, a partir do mapeamento e da recolha documental, utilizando-se do georreferenciamento e buscando fazer uma interpretação cartográfica com as crianças. Após esta organização foi realizado um ensaio piloto, em uma escola pré-selecionada, aplicando questionários e estabelecendo diálogo com crianças (entre 9 e 11 anos) a fim de entender: como é o deslocamento da casa até a escola? Quais são as sensações, problemas e oportunidades? Dentro dessa lente, abre-se espaço para repensar os espaços públicos e localização das escolas na escala local - e da cidade, para as crianças. E, não somente, de forma reducionista, pensar em playgrounds e áreas de brincar - o fazer da criança, não se resume ao brincar. Destaca-se a importância da organização das funções urbanas e humanas, enquanto influenciador cotidiano das crianças, a partir da preocupação da qualidade oferecida a esses pequenos habitantes da urbe." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 09: CRIANÇAS, INFÂNCIAS E GEOGRAFIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID1879_TB240_23102023093710.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LYVIA FIALHO SOARES DE MORAES" "autor_nome_curto" => "LYVIA" "autor_email" => "lyv.fialho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO (UFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }