A Educação Ambiental abarca elementos científicos importantes atualmente vivenciados, tais como riscos climáticos, degradação, insegurança alimentar, entre outros. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo geral discutir as ações interventoras e inovadoras nas diferentes áreas do saber da educação básica, trazendo como temática norteadora a Educação Ambiental e alguns de seus temas transversais (horta escolar, mudanças climáticas, uso do solo, entre outras), baseadas em nossa pesquisa que buscou ações que apoiem a melhoria da qualidade do ensino-aprendizado e o aprimoramento do processo formativo do professor, por meio da interação entre a escola, a universidade e a comunidade. Essa pesquisa, contemplada no Edital de Auxílio e Melhoria da Escola Pública no Estado do Rio de Janeiro da FAPERJ foi desenvolvida em 4 escolas públicas periféricas, urbanas e/ou rurais, nos municípios se Nova Iguaçu (RJ) e Paty do Alferes (RJ). Dentre as atividades realizadas destacamos: cursos de formação continuada; oficinas sobre implantação e execução de hortas; monitoramento das condições climáticas visando trabalhar com os riscos climáticos, entre outros. Todas as atividades desenvolvidas contribuem com reflexões e práticas que possibilitem transformações sociais, especialmente em comunidades vulneráveis, através da parceria imprescindível entre universidade e a escola. Essas ações são imprescindíveis melhoria da qualidade do ensino aprendizado nas escolas envolvidas através da Educação Ambiental, visando diminuir as disparidades e diferenças geradas durante a pandemia. O desenvolvimento da pesquisa tem sido realizado através de várias etapas. Entre elas, levantamento e sistematização dos referenciais teórico-metodológicos da pesquisa na área de inovação pedagógica, práticas docentes em Geografia, Educação Ambiental, horta escolar, riscos socioambientais e educação para o risco. Conseguimos com essa pesquisa auxiliar no processo de formação de recursos humanos para compreender e lidar com os riscos naturais da Baixada Fluminense e do Vale do Café, através do uso da temática da Educação Ambiental, buscando entender o processo formativo dos professores, suas práticas escolares e a legislação vigente. Através de nossas práticas contribuímos com o processo de formação inicial, mas principalmente com a formação continuada do professor de Geografia e áreas afins. Trabalhar a Educação Ambiental junto com o ensino de Geografia nas escolas visando preparar os indivíduos perante os problemas socioambientais contribuindo na busca de ações e soluções eficazes. Nesse contexto, a pesquisa em questão visou promover ações interventoras e inovadoras nas diferentes áreas do saber da educação básica, trazendo como temática norteadora a educação ambiental e alguns de seus temas transversais, buscando ações que apoiassem a melhoria da qualidade do ensino-aprendizado, e o aprimoramento do processo formativo do professor (inicial e continuado), por meio da interação entre a escola, a universidade e a comunidade. As reflexões e práticas que possibilitaram transformações sociais, especialmente nessas comunidades tão vulneráveis, através da parceria imprescindível entre universidade e a escola. Acreditamos que a Educação Ambiental crítica esse seja um o caminho fundamental para a melhoria da qualidade do ensino aprendizado nas escolas.