Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

EDUCAÇÃO CTS POR MEIO DO TEMA: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92880
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 632
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CTS POR MEIO DO TEMA: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR"
    "resumo" => "Este artigo analisa possíveis contribuições da Educação CTS (ECTS) em uma prática formativa desenvolvida com estudantes da educação básica de uma escola pública. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, sobre o descarte de medicamentos em desuso e os impactos para a saúde e o ambiente. É uma pesquisa qualitativa, que teve como estratégia metodológica, os Três Momentos Pedagógicos. Os dados da pesquisa foram analisados sob a ótica da análise textual discursiva. Dentre os resultados, identificamos que a ECTS pode contribuir para o desenvolvimento do letramento científico e para a formação cidadã de estudantes da educação básica, sendo possível perceber em seus discursos, esclarecimentos quanto aos impactos do descarte de medicamentos em desuso para a saúde e o ambiente, como também, a sensibilização e mobilização no círculo familiar, entre outros envolvidos, no incentivo ao descarte indicado para estes medicamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID632_TB380_13032023213609.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA TANIA GOMES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Nelba Pinheiro"
    "autor_email" => "nt.pinheiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92880
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 380
    "inscrito_id" => 632
    "titulo" => "EDUCAÇÃO CTS POR MEIO DO TEMA: PREVENIR É MELHOR QUE REMEDIAR"
    "resumo" => "Este artigo analisa possíveis contribuições da Educação CTS (ECTS) em uma prática formativa desenvolvida com estudantes da educação básica de uma escola pública. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, sobre o descarte de medicamentos em desuso e os impactos para a saúde e o ambiente. É uma pesquisa qualitativa, que teve como estratégia metodológica, os Três Momentos Pedagógicos. Os dados da pesquisa foram analisados sob a ótica da análise textual discursiva. Dentre os resultados, identificamos que a ECTS pode contribuir para o desenvolvimento do letramento científico e para a formação cidadã de estudantes da educação básica, sendo possível perceber em seus discursos, esclarecimentos quanto aos impactos do descarte de medicamentos em desuso para a saúde e o ambiente, como também, a sensibilização e mobilização no círculo familiar, entre outros envolvidos, no incentivo ao descarte indicado para estes medicamentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 08 - Educação CTS/CTSA e Alfabetização Científica e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID632_TB380_13032023213609.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NELBA TANIA GOMES PINHEIRO"
    "autor_nome_curto" => "Nelba Pinheiro"
    "autor_email" => "nt.pinheiro@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este artigo analisa possíveis contribuições da Educação CTS (ECTS) em uma prática formativa desenvolvida com estudantes da educação básica de uma escola pública. O objetivo do estudo foi investigar a percepção dos estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental, sobre o descarte de medicamentos em desuso e os impactos para a saúde e o ambiente. É uma pesquisa qualitativa, que teve como estratégia metodológica, os Três Momentos Pedagógicos. Os dados da pesquisa foram analisados sob a ótica da análise textual discursiva. Dentre os resultados, identificamos que a ECTS pode contribuir para o desenvolvimento do letramento científico e para a formação cidadã de estudantes da educação básica, sendo possível perceber em seus discursos, esclarecimentos quanto aos impactos do descarte de medicamentos em desuso para a saúde e o ambiente, como também, a sensibilização e mobilização no círculo familiar, entre outros envolvidos, no incentivo ao descarte indicado para estes medicamentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.