Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA: O PAPEL DAS TDIC PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 02 - Formação de Professores
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92870
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA: O PAPEL DAS TDIC PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular teoria e prática nos cursos de licenciatura das universidades e é conduzido em parceria com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação temporária de aulas presenciais em diversos contextos, que foram habituados ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo do trabalho foi analisar as contribuições do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial dos docentes de Biologia participantes do RP no período pandêmico. Foram feitas entrevistas remotamente, com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados obtidos foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados, a má infraestrutura das instituições públicas, a falta de acesso à internet e recursos materiais precários dificultaram algumas ações do RP. Contudo, as TDIC foram essenciais para a continuidade do RP e aproximou os residentes desses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1740_TB367_10112022144607.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA NAGES VEIGA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "Isadora Gusmão"
    "autor_email" => "invgbiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "ETEC DE ITARARÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92870
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 367
    "inscrito_id" => 1740
    "titulo" => "O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DURANTE A PANDEMIA: O PAPEL DAS TDIC PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE ALUNOS DE BIOLOGIA"
    "resumo" => "O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular teoria e prática nos cursos de licenciatura das universidades e é conduzido em parceria com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação temporária de aulas presenciais em diversos contextos, que foram habituados ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo do trabalho foi analisar as contribuições do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial dos docentes de Biologia participantes do RP no período pandêmico. Foram feitas entrevistas remotamente, com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados obtidos foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados, a má infraestrutura das instituições públicas, a falta de acesso à internet e recursos materiais precários dificultaram algumas ações do RP. Contudo, as TDIC foram essenciais para a continuidade do RP e aproximou os residentes desses recursos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 02 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CMIDENT_EV181_MD1_ID1740_TB367_10112022144607.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISADORA NAGES VEIGA GUSMÃO"
    "autor_nome_curto" => "Isadora Gusmão"
    "autor_email" => "invgbiologia@gmail.com"
    "autor_ies" => "ETEC DE ITARARÉ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

O programa Residência Pedagógica (RP) tem como objetivo articular teoria e prática nos cursos de licenciatura das universidades e é conduzido em parceria com a rede pública de Educação Básica. Devido à pandemia do COVID-19, houve a paralisação temporária de aulas presenciais em diversos contextos, que foram habituados ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). O objetivo do trabalho foi analisar as contribuições do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação inicial dos docentes de Biologia participantes do RP no período pandêmico. Foram feitas entrevistas remotamente, com cinco residentes de uma universidade pública. Os dados obtidos foram analisados por meio de Análise Textual Discursiva. Como resultados, a má infraestrutura das instituições públicas, a falta de acesso à internet e recursos materiais precários dificultaram algumas ações do RP. Contudo, as TDIC foram essenciais para a continuidade do RP e aproximou os residentes desses recursos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.