Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

ESCRITA CIENTÍFICA EM INGLÊS NA UNIVERSIDADE E A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NÃO-NATIVOS DE LÍNGUA INGLESA EM PRÁTICAS EPISTÊMICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92816
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 1707
    "titulo" => "ESCRITA CIENTÍFICA EM INGLÊS NA UNIVERSIDADE E A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NÃO-NATIVOS DE LÍNGUA INGLESA EM PRÁTICAS EPISTÊMICAS"
    "resumo" => "Este estudo investiga como universitários(as), falantes não-nativos(as) de língua inglesa, em uma disciplina introdutória de ciências ministrada em inglês em uma universidade do sudeste do Brasil, participaram de práticas epistêmicas (PEs) ao escreverem um artigo científico sobre um projeto investigativo desenvolvido. A presente análise concentra-se nos movimentos retóricos, níveis epistêmicos e situações de code-switching nos textos dos(as) estudantes. Foram analisados os seis artigos redigidos em inglês pela turma. Os resultados evidenciam que os(as) estudantes participaram de PEs para a organização e elaboração de seus artigos, e também nos informam sobre as práticas socioculturais do grupo, sua relação com a ciência e a presença de outros fatores influenciando sua produção escrita (tais como a figura do docente). Para a continuidade da pesquisa, ainda é necessário analisar outros gêneros textuais produzidos pelos(as) discentes, e aspectos relacionados à legitimação de PEs pela comunidade em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1707_TB299_04032023090846.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTILIANO MILENA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianamilena.ufabc@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92816
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 1707
    "titulo" => "ESCRITA CIENTÍFICA EM INGLÊS NA UNIVERSIDADE E A PARTICIPAÇÃO DE ESTUDANTES NÃO-NATIVOS DE LÍNGUA INGLESA EM PRÁTICAS EPISTÊMICAS"
    "resumo" => "Este estudo investiga como universitários(as), falantes não-nativos(as) de língua inglesa, em uma disciplina introdutória de ciências ministrada em inglês em uma universidade do sudeste do Brasil, participaram de práticas epistêmicas (PEs) ao escreverem um artigo científico sobre um projeto investigativo desenvolvido. A presente análise concentra-se nos movimentos retóricos, níveis epistêmicos e situações de code-switching nos textos dos(as) estudantes. Foram analisados os seis artigos redigidos em inglês pela turma. Os resultados evidenciam que os(as) estudantes participaram de PEs para a organização e elaboração de seus artigos, e também nos informam sobre as práticas socioculturais do grupo, sua relação com a ciência e a presença de outros fatores influenciando sua produção escrita (tais como a figura do docente). Para a continuidade da pesquisa, ainda é necessário analisar outros gêneros textuais produzidos pelos(as) discentes, e aspectos relacionados à legitimação de PEs pela comunidade em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1707_TB299_04032023090846.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA MARTILIANO MILENA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA"
    "autor_email" => "lucianamilena.ufabc@gmail"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC (UFABC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Este estudo investiga como universitários(as), falantes não-nativos(as) de língua inglesa, em uma disciplina introdutória de ciências ministrada em inglês em uma universidade do sudeste do Brasil, participaram de práticas epistêmicas (PEs) ao escreverem um artigo científico sobre um projeto investigativo desenvolvido. A presente análise concentra-se nos movimentos retóricos, níveis epistêmicos e situações de code-switching nos textos dos(as) estudantes. Foram analisados os seis artigos redigidos em inglês pela turma. Os resultados evidenciam que os(as) estudantes participaram de PEs para a organização e elaboração de seus artigos, e também nos informam sobre as práticas socioculturais do grupo, sua relação com a ciência e a presença de outros fatores influenciando sua produção escrita (tais como a figura do docente). Para a continuidade da pesquisa, ainda é necessário analisar outros gêneros textuais produzidos pelos(as) discentes, e aspectos relacionados à legitimação de PEs pela comunidade em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.