ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92577 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92577 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }