Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92577
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92577
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 262
    "inscrito_id" => 181
    "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA"
    "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.