Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA
0 of 0
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92577 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018.O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos com" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92577 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 262 "inscrito_id" => 181 "titulo" => "ANÁLISE DA COLEÇÃO MODERNA PLUS (PNLD 2021) E SEUS IMPACTOS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA" "resumo" => "O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018.O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos com" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09: LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD1_ID181_TB262_02052023225227.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA HELENA COSTA CARVALHO DE ARAÚJO LIMA" "autor_nome_curto" => "MARIA" "autor_email" => "lenacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente trabalho visa analisar a coleção didática Moderna Plus para o ensino de ciências humanas, adotada por toda a rede de educação da Paraíba. Tomamos como ponto de partida o trabalho de Guedes, Lima e Walter (2021) sobre a correspondência entre os conteúdos obrigatórios no currículo de sociologia no ensino médio paraibano e as coleções aprovadas no PNLD 2021, adequadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Enquanto os autores em questão fizeram um panorama geral quantitativo, pretendemos aqui analisar em mais detalhes a coleção didática Moderna Plus, adotada em toda a rede de educação da Paraíba para o ensino da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Nesse sentido, pretendemos aprofundar a compreensão sobre os impactos do Novo Ensino Médio no ensino de sociologia, a partir da análise detida do material didático. Assim, realizamos análise de conteúdo do volume Conflitos e Desigualdades, bucando identificaros seguintes itens: recursos de linguagem, estética, autores, conceitos e teorias citados, adequação do aprofundamento dos temas (no caso da sociologia), diálogos interdisciplinares propostos e contextualização dos conteúdos. Embora haja grande quantidade de conceitos e autores citados ao longo do texto, nem todos são devidamente aprodundados, figurando como meros recursos para dar ares de cientificidade ao texto. Foi notória a perda de espaço a redução de conteúdos da sociologia a “atualidades”, sem compromisso com as especificidades disicplinares. Acerca da proposta transdisciplinar, é visível que, com 160 páginas cada volume no PNLD 2021, houve enxugamento exacerbado de alguns conteúdos das disciplinas em relação aos livros de sociologia do PNLD 2018.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.