Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES E PRÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DOS TRABALHOS DO ENESEB DE 2013 A 2021

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 20: CURRICULARIZAÇÃO, BRANQUITUDE E DISSIDÊNCIAS RACIAIS: O ENSINO SOCIOLÓGICO COMO A CIÊNCIA DOS CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92599
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES E PRÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DOS TRABALHOS DO ENESEB DE 2013 A 2021"
    "resumo" => "Nesta comunicação, analiso discussões e práticas emergentes de educação das relações étnico-raciais no ensino de Sociologia, a partir de trabalhos apresentados no ENESEB, entre 2013 e 2021. Essa análise é parte de minha pesquisa de doutorado, ainda em andamento, sobre práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Sociologia no Ensino Médio. O volume de trabalhos localizados e analisados ainda é numericamente baixo, mas com tendência de crescimento e grande diversidade temática. Sua análise indicou elementos tanto de como a educação das relações étnico-raciais tem sido (ou pode ser) trabalhada nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, quanto de como esse tema tem sido trabalhado (ou não) nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e qual lugar ele ocupa e pode ocupar na história da Sociologia escolar. Esses elementos nos dão indícios importantes da constituição da Sociologia como disciplina escolar e apontam para seu amadurecimento em compromisso com o antirracismo e com a democratização da sociedade brasileira, em resistência às adversidades colocadas pela Reforma do Ensino Médio e pela padronização da BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20: CURRICULARIZAÇÃO, BRANQUITUDE E DISSIDÊNCIAS RACIAIS: O ENSINO SOCIOLÓGICO COMO A CIÊNCIA DOS CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID1022_TB290_02052023235549.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE ANDRADE RUFATO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marufato@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92599
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 290
    "inscrito_id" => 1022
    "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: PROBLEMATIZAÇÕES E PRÁTICAS EMERGENTES A PARTIR DOS TRABALHOS DO ENESEB DE 2013 A 2021"
    "resumo" => "Nesta comunicação, analiso discussões e práticas emergentes de educação das relações étnico-raciais no ensino de Sociologia, a partir de trabalhos apresentados no ENESEB, entre 2013 e 2021. Essa análise é parte de minha pesquisa de doutorado, ainda em andamento, sobre práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Sociologia no Ensino Médio. O volume de trabalhos localizados e analisados ainda é numericamente baixo, mas com tendência de crescimento e grande diversidade temática. Sua análise indicou elementos tanto de como a educação das relações étnico-raciais tem sido (ou pode ser) trabalhada nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, quanto de como esse tema tem sido trabalhado (ou não) nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e qual lugar ele ocupa e pode ocupar na história da Sociologia escolar. Esses elementos nos dão indícios importantes da constituição da Sociologia como disciplina escolar e apontam para seu amadurecimento em compromisso com o antirracismo e com a democratização da sociedade brasileira, em resistência às adversidades colocadas pela Reforma do Ensino Médio e pela padronização da BNCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20: CURRICULARIZAÇÃO, BRANQUITUDE E DISSIDÊNCIAS RACIAIS: O ENSINO SOCIOLÓGICO COMO A CIÊNCIA DOS CONFLITOS CONTEMPORÂNEOS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID1022_TB290_02052023235549.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELA DE ANDRADE RUFATO"
    "autor_nome_curto" => "MARCELA"
    "autor_email" => "marufato@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Nesta comunicação, analiso discussões e práticas emergentes de educação das relações étnico-raciais no ensino de Sociologia, a partir de trabalhos apresentados no ENESEB, entre 2013 e 2021. Essa análise é parte de minha pesquisa de doutorado, ainda em andamento, sobre práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Sociologia no Ensino Médio. O volume de trabalhos localizados e analisados ainda é numericamente baixo, mas com tendência de crescimento e grande diversidade temática. Sua análise indicou elementos tanto de como a educação das relações étnico-raciais tem sido (ou pode ser) trabalhada nas aulas de Sociologia no Ensino Médio, quanto de como esse tema tem sido trabalhado (ou não) nos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e qual lugar ele ocupa e pode ocupar na história da Sociologia escolar. Esses elementos nos dão indícios importantes da constituição da Sociologia como disciplina escolar e apontam para seu amadurecimento em compromisso com o antirracismo e com a democratização da sociedade brasileira, em resistência às adversidades colocadas pela Reforma do Ensino Médio e pela padronização da BNCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.