Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO.

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 07: NEOLIBERALISMO E ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92487
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 845
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO."
    "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar a temática da educação científica e tecnológica no contexto do Ensino Médio Técnico, utilizando o aporte teórico de análise social crítica contemporânea. A partir de breve discussão bibliográfica, apresenta-se um histórico do desenvolvimento capitalista, buscando estabelecer conexões entre as transformações econômicas neoliberais e o surgimento do conceito do sujeito capaz do empresariamento de si, bem como com os possíveis desdobramentos deste no cenário escolar do Ensino Médio Técnico. Assim sendo, as racionalidades neoliberais estruturantes do capitalismo contemporâneo sincronizam o nosso tempo histórico e tendem a estar presentes na formação do currículo escolar, fomentando determinados tipos de práticas escolares e formação de subjetividades específicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: NEOLIBERALISMO E ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID845_TB152_18062023161421.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA GRACIELA DANIEL"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA"
    "autor_email" => "mairadaniel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92487
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 152
    "inscrito_id" => 845
    "titulo" => "PRÁTICAS CURRICULARES NO CONTEXTO NEOLIBERAL: A EDUCAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO E TÉCNICO."
    "resumo" => "O presente trabalho pretende analisar a temática da educação científica e tecnológica no contexto do Ensino Médio Técnico, utilizando o aporte teórico de análise social crítica contemporânea. A partir de breve discussão bibliográfica, apresenta-se um histórico do desenvolvimento capitalista, buscando estabelecer conexões entre as transformações econômicas neoliberais e o surgimento do conceito do sujeito capaz do empresariamento de si, bem como com os possíveis desdobramentos deste no cenário escolar do Ensino Médio Técnico. Assim sendo, as racionalidades neoliberais estruturantes do capitalismo contemporâneo sincronizam o nosso tempo histórico e tendem a estar presentes na formação do currículo escolar, fomentando determinados tipos de práticas escolares e formação de subjetividades específicas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: NEOLIBERALISMO E ENSINO TÉCNICO-PROFISSIONAL: CENÁRIOS, IMPACTOS E RESISTÊNCIAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID845_TB152_18062023161421.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIRA GRACIELA DANIEL"
    "autor_nome_curto" => "MAIRA"
    "autor_email" => "mairadaniel@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS (UNISINOS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O presente trabalho pretende analisar a temática da educação científica e tecnológica no contexto do Ensino Médio Técnico, utilizando o aporte teórico de análise social crítica contemporânea. A partir de breve discussão bibliográfica, apresenta-se um histórico do desenvolvimento capitalista, buscando estabelecer conexões entre as transformações econômicas neoliberais e o surgimento do conceito do sujeito capaz do empresariamento de si, bem como com os possíveis desdobramentos deste no cenário escolar do Ensino Médio Técnico. Assim sendo, as racionalidades neoliberais estruturantes do capitalismo contemporâneo sincronizam o nosso tempo histórico e tendem a estar presentes na formação do currículo escolar, fomentando determinados tipos de práticas escolares e formação de subjetividades específicas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.