Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCALÇOS DOS RESIDENTES IMERSOS NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) PÔSTER
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92467
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 788
    "titulo" => "PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCALÇOS DOS RESIDENTES IMERSOS NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem o intuito de analisar o processo de formação docente, a partir da experiência do Programa de Residência Pedagógica. O PRP tem o intuito de inserir o licenciando na escola, com o objetivo de promover um contato com a prática docente, possibilitando aos alunos que estão na segunda metade do curso um aperfeiçoamento de sua formação, bem como contribuir com a constituição da identidade profissional docente. Por sua vez, a escola se constituí, segundo Bourdieu, um espaço de formação tradicional da prática pedagógica, na qual se coloca como campo de reprodução de um habitus próprio da experiência escolar. Essas duas vias de formação, estão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, cuja experiência docente constitui um conjunto frutífero de saberes pedagógicos, que igualmente estão atravessados pela burocracia escolar. Desse modo, nos questionamos: em que medida o espaço escolar auxilia na formação docente? Na tentativa de responder o questionamento, analisaremos uma Escola Cidadã Integral na cidade de Campina Grande - PB, na qual abriga em suas dependências e funcionamento, o PRP destinado à licenciatura em sociologia para os alunos da licenciatura em ciências sociais da UFCG. Para isto, a metodologia utilizada será um estudo qualitativo, constituído por descrição, de tipo relato de experiência, desenvolvido em uma Escola Cidadã Integral em Campina Grande –PB."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID788_TB121_10042023213946.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LEITE KRAMER ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagolkramer@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92467
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 121
    "inscrito_id" => 788
    "titulo" => "PERCURSOS DA FORMAÇÃO DOCENTE: PERCALÇOS DOS RESIDENTES IMERSOS NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE – PB"
    "resumo" => "Esta pesquisa tem o intuito de analisar o processo de formação docente, a partir da experiência do Programa de Residência Pedagógica. O PRP tem o intuito de inserir o licenciando na escola, com o objetivo de promover um contato com a prática docente, possibilitando aos alunos que estão na segunda metade do curso um aperfeiçoamento de sua formação, bem como contribuir com a constituição da identidade profissional docente. Por sua vez, a escola se constituí, segundo Bourdieu, um espaço de formação tradicional da prática pedagógica, na qual se coloca como campo de reprodução de um habitus próprio da experiência escolar. Essas duas vias de formação, estão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, cuja experiência docente constitui um conjunto frutífero de saberes pedagógicos, que igualmente estão atravessados pela burocracia escolar. Desse modo, nos questionamos: em que medida o espaço escolar auxilia na formação docente? Na tentativa de responder o questionamento, analisaremos uma Escola Cidadã Integral na cidade de Campina Grande - PB, na qual abriga em suas dependências e funcionamento, o PRP destinado à licenciatura em sociologia para os alunos da licenciatura em ciências sociais da UFCG. Para isto, a metodologia utilizada será um estudo qualitativo, constituído por descrição, de tipo relato de experiência, desenvolvido em uma Escola Cidadã Integral em Campina Grande –PB."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "PÔSTER"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID788_TB121_10042023213946.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO LEITE KRAMER ALBUQUERQUE"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiagolkramer@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

Esta pesquisa tem o intuito de analisar o processo de formação docente, a partir da experiência do Programa de Residência Pedagógica. O PRP tem o intuito de inserir o licenciando na escola, com o objetivo de promover um contato com a prática docente, possibilitando aos alunos que estão na segunda metade do curso um aperfeiçoamento de sua formação, bem como contribuir com a constituição da identidade profissional docente. Por sua vez, a escola se constituí, segundo Bourdieu, um espaço de formação tradicional da prática pedagógica, na qual se coloca como campo de reprodução de um habitus próprio da experiência escolar. Essas duas vias de formação, estão envolvidas no processo de ensino-aprendizagem, cuja experiência docente constitui um conjunto frutífero de saberes pedagógicos, que igualmente estão atravessados pela burocracia escolar. Desse modo, nos questionamos: em que medida o espaço escolar auxilia na formação docente? Na tentativa de responder o questionamento, analisaremos uma Escola Cidadã Integral na cidade de Campina Grande - PB, na qual abriga em suas dependências e funcionamento, o PRP destinado à licenciatura em sociologia para os alunos da licenciatura em ciências sociais da UFCG. Para isto, a metodologia utilizada será um estudo qualitativo, constituído por descrição, de tipo relato de experiência, desenvolvido em uma Escola Cidadã Integral em Campina Grande –PB.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.