PEDAGOGIA CRÍTICA NO DISCURSO EM SALA DE AULA PERSPECTIVAS HISTÓRICAS
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92479 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "PEDAGOGIA CRÍTICA NO DISCURSO EM SALA DE AULA PERSPECTIVAS HISTÓRICAS" "resumo" => "Historicamente, a pedagogia crítica está enraizada em escolas de pensamento que enfatizam o indivíduo e o eu em relação e em contraste com a sociedade, os aspectos socioculturais e ideológicos, forças culturais, fatores econômicos e progresso social. Nesses termos, o “político mais pedagógico” clama por uma redefinição da memória histórica (que, na teoria crítica, é a base para a compreensão das lutas culturais), da crítica e do ativismo radical, como elementos de um discurso político que destaca processos pedagógicos, como o conhecimento sendo construído e desconstruído, o diálogo sendo contextualizado em torno de interesses emancipatórios e o aprendizado sendo ativamente buscado em práticas radicais de ética e comunidades políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: INTERSECCIONALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID415_TB139_23062023181138.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAVIO BARDUZZI RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "OTAVIO BARDUZZI" "autor_email" => "joebarduzzi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92479 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 139 "inscrito_id" => 415 "titulo" => "PEDAGOGIA CRÍTICA NO DISCURSO EM SALA DE AULA PERSPECTIVAS HISTÓRICAS" "resumo" => "Historicamente, a pedagogia crítica está enraizada em escolas de pensamento que enfatizam o indivíduo e o eu em relação e em contraste com a sociedade, os aspectos socioculturais e ideológicos, forças culturais, fatores econômicos e progresso social. Nesses termos, o “político mais pedagógico” clama por uma redefinição da memória histórica (que, na teoria crítica, é a base para a compreensão das lutas culturais), da crítica e do ativismo radical, como elementos de um discurso político que destaca processos pedagógicos, como o conhecimento sendo construído e desconstruído, o diálogo sendo contextualizado em torno de interesses emancipatórios e o aprendizado sendo ativamente buscado em práticas radicais de ética e comunidades políticas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: INTERSECCIONALIDADE NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE SOCIOLOGIA" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID415_TB139_23062023181138.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "OTAVIO BARDUZZI RODRIGUES DA COSTA" "autor_nome_curto" => "OTAVIO BARDUZZI" "autor_email" => "joebarduzzi@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }