AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92395 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID501_TB24_31032023225756.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LUCAS AZEVEDO AMORIM PINANGE" "autor_nome_curto" => "BRUNO LUCAS AZE" "autor_email" => "bruno.azevedo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92395 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 24 "inscrito_id" => 501 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DAS ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NO MUNICÍPIO DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "Localizada no município de Jaboatão dos Guararapes (PE), a Escola Natividade Saldanha foi pioneira no processo de implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militares - PECIM (Decreto nº 10.004, de 5 de setembro de 2019), o qual atribui à escola o modelo cívico-militar. No mesmo ano, a gestão municipal aceitou implementar esse modelo justificando que visava diminuir o índice de violência e criminalidade na escola e no seu entorno, além de melhorar seu baixo índice educacional. Suscitado em discussões na disciplina de políticas públicas, buscamos compreender como a militarização das escolas pode impactar a educação brasileira e como essa política vem sendo implementada ao longo dos últimos anos (COTTA, 1998). Portanto, esta pesquisa buscou analisar a implementação do Programa Nacional de Escolas Cívico-Militar (PECIM) no município de Jaboatão dos Guararapes enquanto uma política pública educacional. Assim, avaliamos as mudanças estruturais e pedagógicas ocorridas na Escola Natividade Saldanha desde que se tornou escola cívico-militar; procuramos compreender como essas mudanças impactaram a comunidade escolar e examinar os valores que são promovidos no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, tomamos a metodologia qualitativa como base para o trabalho, utilizando a entrevista estruturada como forma de coleta de dados e a análise de documentos, contrapondo o que está no PECIM e a realidade vivida na escola. Também, realizamos uma breve discussão sobre o cenário da militarização nas escolas brasileiras (ALVES E FERREIRA, 2022), explicitando seus anseios e justificativas de forma crítica, tendo em vista as vinculações e disputas que este programa possui com o cenário político que o Brasil vivencia nos últimos anos. Por fim, concluímos que a política de alto investimento fornece aos militares um espaço de gestão e controle, que de fato apresenta alguma melhoria na gestão da unidade; no entanto, sem respostas de melhorias concretas no processo de ensino-aprendizagem, sendo esse o ponto central que se sobressai dentro desta estrutura pedagógica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID501_TB24_31032023225756.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BRUNO LUCAS AZEVEDO AMORIM PINANGE" "autor_nome_curto" => "BRUNO LUCAS AZE" "autor_email" => "bruno.azevedo@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }