GAMIFICAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92464 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Entre os desafios cotidianos presente no ambiente da sala de aula, está a falta de estímulo por parte dos discentes em disciplinas relativamente complexas, dentre elas se enquadra as ciências humanas, onde será tratado especificamente acerca das ciências sociais. Portanto, o presente estudo busca evidenciar a importância de novos métodos no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles, gamificação. Este método sendo abordado, a partir do desenvolvimento e aplicação de um jogo (quiz sociológico), para alunos do ensino médio, tendo como base, os conteúdos assimilados em sala de aula e requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) comuns as ciências sociais. O quiz sociológico, foi aplicado a alunos da rede pública, onde o jogo composto por perguntas em três níveis de dificuldade, obteve adesão por parte dos discentes e docentes, cumprindo sua função de auxiliar o processo de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID789_TB117_10042023212141.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE SANTOS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristine.chagas@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92464 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 117 "inscrito_id" => 789 "titulo" => "GAMIFICAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS: ABORDAGEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "Entre os desafios cotidianos presente no ambiente da sala de aula, está a falta de estímulo por parte dos discentes em disciplinas relativamente complexas, dentre elas se enquadra as ciências humanas, onde será tratado especificamente acerca das ciências sociais. Portanto, o presente estudo busca evidenciar a importância de novos métodos no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles, gamificação. Este método sendo abordado, a partir do desenvolvimento e aplicação de um jogo (quiz sociológico), para alunos do ensino médio, tendo como base, os conteúdos assimilados em sala de aula e requeridos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) comuns as ciências sociais. O quiz sociológico, foi aplicado a alunos da rede pública, onde o jogo composto por perguntas em três níveis de dificuldade, obteve adesão por parte dos discentes e docentes, cumprindo sua função de auxiliar o processo de ensino." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV186_MD4_ID789_TB117_10042023212141.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISTINE SANTOS CHAGAS" "autor_nome_curto" => "CRISTINE" "autor_email" => "cristine.chagas@aluno.uec" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }