Problema investigado: Este trabalho tem como foco o portfólio como dispositivo contemplado nas Diretrizes Curriculares de Formação Inicial de Professores, considerando que ele pode ser utilizado como processo formativo ou processo de controle. Objetivo do estudo: Assim, propõe analisar a existência e proposição do portfólio em disciplina de Estágio Curricular Supervisionado, tendo em vista o perfil profissional a ser formado. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e os programas da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino II (ECS-PE II) utilizado na pandemia e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III(ECS-PE III) na pós-pandemia, como estudo piloto. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP,ECS-PE II e ECS-PE III, bem como análise de conteúdo desse mapeamento. Estes dados não foram submetido ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que tem dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes. Resultados: (a) PP (perfil profissional)- tem como base obrigatória de sua formação e identidade profissional, à docência – uma docência que traz subjacente a ela como condição sine qua non o conhecimento do movimento humano (motricidade humana) aplicado ao fenômeno educativo.(b) ECS-PE II/pandemia – ensino síncrono e assíncrono; escola (online): entrevista/professor, consulta e HTPC e HTPI; analise reflexiva (planejamento de ensino da EF e portfólio -classroom) de todas atividades. (c) ECS-PE III/pós pandemia – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portfólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – ele aparece como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019; no curso analisado emerge em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS. Conclusões: A formação de professores na universidade estudada antecipou o uso do portfólio e reflexões no campo do ECS ao contemplar aspectos de uma cultura profissional (discernimento, aprendizado profissional e ética) e considerar a docência como a base dessa identidade profissional, valorizando os processos de socialização profissional e do ensino como profissão. No desenho do portfólio pandemia e portfólio pós pandemia encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes a cada período. Concluiu-se que “tempos de crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos e que mesmo no “caos” pode haver ordem se houver engajamento profissional.