Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

O ENSINO DO TECIDO ACROBÁTICO NA ESCOLA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO.

Palavra-chaves: , , , , Tema Livre (TL) AT 05 - Educação Física Escolar
"2023-03-24 15:28:47" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92282
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "O ENSINO DO TECIDO ACROBÁTICO NA ESCOLA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO."
    "resumo" => "Dentre as perspectivas contemporâneas do circo, as contribuições para o âmbito educacional, incluindo as práticas escolares, têm sido objeto de relevantes discussões. Com efeito, é notável o crescente interesse no ensino do circo nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, e buscando contribuir neste recente campo de atuação, o presente estudo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa autoetnográfica sobre o ensino do “tecido circense” em duas escolas privadas do Estado de São Paulo; um colégio do interior e a outra da região metropolitana, combinando atividades curriculares e extracurriculares. Destacamos o ensino por meio da “trança” discutindo as atividades realizadas, as dificuldades enfrentadas e algumas das soluções pedagógicas desenvolvidas. Esperamos que esse estudo possa contribuir para os demais docentes que desejam implementar as modalidades aéreas em suas aulas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID107_TB52_23042023124955.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA CRUZ FALCADE"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "r204114@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92282
    "edicao_id" => 313
    "trabalho_id" => 52
    "inscrito_id" => 107
    "titulo" => "O ENSINO DO TECIDO ACROBÁTICO NA ESCOLA: UM RELATO AUTOETNOGRÁFICO."
    "resumo" => "Dentre as perspectivas contemporâneas do circo, as contribuições para o âmbito educacional, incluindo as práticas escolares, têm sido objeto de relevantes discussões. Com efeito, é notável o crescente interesse no ensino do circo nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, e buscando contribuir neste recente campo de atuação, o presente estudo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa autoetnográfica sobre o ensino do “tecido circense” em duas escolas privadas do Estado de São Paulo; um colégio do interior e a outra da região metropolitana, combinando atividades curriculares e extracurriculares. Destacamos o ensino por meio da “trança” discutindo as atividades realizadas, as dificuldades enfrentadas e algumas das soluções pedagógicas desenvolvidas. Esperamos que esse estudo possa contribuir para os demais docentes que desejam implementar as modalidades aéreas em suas aulas."
    "modalidade" => "Tema Livre (TL)"
    "area_tematica" => "AT 05 - Educação Física Escolar"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV189_MD2_ID107_TB52_23042023124955.pdf"
    "created_at" => "2023-06-30 09:10:12"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAISSA CRUZ FALCADE"
    "autor_nome_curto" => "RAISSA"
    "autor_email" => "r204114@dac.unicamp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xiii-ciefmh"
    "edicao_nome" => "Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física"
    "edicao_evento" => "XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA E MOTRICIDADE HUMANA E XIX SIMPÓSIO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/ciefmh/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6422ee81c1355_28032023104121.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-03-24 15:28:47"
    "publicacao_id" => 37
    "publicacao_nome" => "Anais do CIEFMH"
    "publicacao_codigo" => "2527-2268"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

Dentre as perspectivas contemporâneas do circo, as contribuições para o âmbito educacional, incluindo as práticas escolares, têm sido objeto de relevantes discussões. Com efeito, é notável o crescente interesse no ensino do circo nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, e buscando contribuir neste recente campo de atuação, o presente estudo apresenta os resultados preliminares de uma pesquisa autoetnográfica sobre o ensino do “tecido circense” em duas escolas privadas do Estado de São Paulo; um colégio do interior e a outra da região metropolitana, combinando atividades curriculares e extracurriculares. Destacamos o ensino por meio da “trança” discutindo as atividades realizadas, as dificuldades enfrentadas e algumas das soluções pedagógicas desenvolvidas. Esperamos que esse estudo possa contribuir para os demais docentes que desejam implementar as modalidades aéreas em suas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.