Problema investigado: Este trabalho trata da nova política de formação inicial de professores que colocou o portfólio como elemento de reflexão na Resolução CNE/CP 2/2015 e como elemento obrigatório desse processo na Resolução CNE/CP 2/2019 no contexto da profissionalização do ensino. Objetivo do estudo: Como objetivo geral buscou analisar a existência do portfólio em curso de licenciatura em Educação Física, tendo em vista as dimensões do ensino/prática de ensino. Características pertinentes da amostra: Para este trabalho selecionou-se o projeto pedagógico de 2017 (PP) e o programa da disciplina de Estágio Curricular Supervisionado – Prática de Ensino III de 2022 (ECS-PE III), material este de domínio público em uma universidade pública para os estudantes das disciplinas e do curso. Método utilizado para a coleta de dados: Opta-se pela pesquisa exploratória, tendo como técnicas a análise documental do PP E ECS-PE III, bem como análise de conteúdo dos dados desse mapeamento piloto no recorte de investigação. Cabe ressaltar que os dados desse recorte não foram submetidos ao sistema CEP/Conep, por se enquadrar nos casos de trabalhos que têm dispensa prevista no bojo da Resolução CNS n. 510, de 07 de abril de 2016 – art. 1º, parágrafo único, conforme estabelecido no item 6 e 7 das Diretrizes.Resultados: (a) Tempos de Crise –associa-se ao período pandêmico e pós-pandêmico, mas também a metáfora do zig-zag de governos na política educacional; (b) PP (formação do professor)- adquirir um profundo conhecimento da Educação Física e da educação formal; possuir uma visão da função social da escola, de sua história, problemas e perspectivas na sociedade brasileira; compreender, ainda, o papel da Educação Física no contexto curricular e seus objetivos no processo da educação e avaliação de programas adequados aos seus alunos. (c) ECS-PE III – escola (presencial): entrevista/professor, contato com as crianças, acompanhamento de aulas, regência de classe e portefólio reflexivo de todas atividades (classroom). (d) Portfólio – proposto em torno do(a) perfil profissional; base de conhecimentos mobilizados; reflexão crítica e auto avaliação como trabalho final do ECS.Conclusões: A formação de professores nesta universidade antecipou o uso do portfólio e reflexões afetas a formação do professor ao contemplar no discernimento do papel da Educação Física na escola, bem como do professor(cultura profissional) os objetivos do processo de educação e avaliação. No desenho do portfólio proposto encontra-se uma organização pedagógica articulada em partes, apresentando adequações pertinentes à formação. Concluiu-se que “crise” pode significar oportunidade para rever conceitos e procedimentos de ensino, como o portfólio a serviço da formação. Mas também de revisão das políticas de formação no que se refere a se ter um quadro formativo mais objetivo e menos sujeito às oscilações de governo.