PEREIRA, Daiane Da Fonseca. Letramento racial: caminhos para uma educação antirracista. Anais IV CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/91719>. Acesso em: 24/11/2024 18:09
Nos últimos anos, a emergência por uma educação antirracista ganhou destaque em diversas partes do mundo, o que não foi diferente no Brasil. O debate sobre racismo tem-se aflorado e ganhado visibilidade graças a atrocidades como o caso do homem negro espancado e assassinado por dois homens brancos em um supermercado, em 19 de novembro de 2020, ou nas experiências diárias de quem possui um corpo negro. O enfretamento dessa realidade exige posicionamentos e ações firmes e para que estes aconteçam, é indispensável que a sociedade passe pelo processo de letrar-se racialmente. Por tal, o presente estudo tem por objetivo discutir a prática de letramento racial como caminho para se alcançar uma educação antirracista. Para tanto, questionamos quais práticas podem ser implementadas em espaços educativos com intento de promoção do letramento racial. O caminho metodológico escolhido para responder tal questionamento foi a pesquisa bibliográfica. Ao rever a literatura produzida pós aprovação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africanas (CNE, 2004) que discutem o enfretamento ao racismo, ficou evidente que múltiplas possibilidades já foram lançadas, mas que é preciso agrupá-las de modo a levar negros e não negros à ação inerente a prática antirracista, à revisão crítica da percepção de si e do mundo