Artigo Anais IV CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

EQUALIZAÇÃO DO STATUS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas
"2023-01-19" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91690
    "edicao_id" => 299
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "EQUALIZAÇÃO DO STATUS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "É comum observar que tanto em aulas tradicionais como em aulas de línguas estrangeiras, os alunos tendem a ter tempos de participação, na aula, distintos dependendo de sua segurança, conhecimento do conteúdo e desenvoltura. Enquanto alguns participam majoritariamente das aulas, outros tendem a se conter na participação. Esse trabalho tem por objetivo principal apresentar técnicas que favoreçam um status de participação equalizado (mais igualitário) em aulas de língua estrangeira. Como objetivos específicos temos: a) compreender a importância da gestão de tempo em sala de aula; b) entender a pertinência da gestão de espaço em sala de aula e c) refletir sobre a relevância da formação de grupos e da determinação de funções de cada participante. O principal referencial teórico se baseia em Mourão (2020), Cohen e Lotan (2017), Bonals (2003). A metodologia é de cunho qualitativo – que, segundo Minayo (2020), é a metodologia que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização das variáveis - e bibliográfico. A conclusão que se chega é que a formação de grupos, junto a uma boa gestão de tempo e espaço, além da determinação de funções dos participantes, colaboram na equalização de status de participação em sala de aula, aumentando, assim, o a segurança na participação e, consequentemente, no desenvolvimento linguístico dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID928_TB156_05102022133713.pdf"
    "created_at" => "2022-12-14 14:31:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinefarias.cf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png"
    "data_publicacao" => "2023-01-19"
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91690
    "edicao_id" => 299
    "trabalho_id" => 156
    "inscrito_id" => 928
    "titulo" => "EQUALIZAÇÃO DO STATUS DE PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA"
    "resumo" => "É comum observar que tanto em aulas tradicionais como em aulas de línguas estrangeiras, os alunos tendem a ter tempos de participação, na aula, distintos dependendo de sua segurança, conhecimento do conteúdo e desenvoltura. Enquanto alguns participam majoritariamente das aulas, outros tendem a se conter na participação. Esse trabalho tem por objetivo principal apresentar técnicas que favoreçam um status de participação equalizado (mais igualitário) em aulas de língua estrangeira. Como objetivos específicos temos: a) compreender a importância da gestão de tempo em sala de aula; b) entender a pertinência da gestão de espaço em sala de aula e c) refletir sobre a relevância da formação de grupos e da determinação de funções de cada participante. O principal referencial teórico se baseia em Mourão (2020), Cohen e Lotan (2017), Bonals (2003). A metodologia é de cunho qualitativo – que, segundo Minayo (2020), é a metodologia que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização das variáveis - e bibliográfico. A conclusão que se chega é que a formação de grupos, junto a uma boa gestão de tempo e espaço, além da determinação de funções dos participantes, colaboram na equalização de status de participação em sala de aula, aumentando, assim, o a segurança na participação e, consequentemente, no desenvolvimento linguístico dos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 23 - Letramentos e Ensino de Línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV180_MD1_ID928_TB156_05102022133713.pdf"
    "created_at" => "2022-12-14 14:31:57"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALINE CAROLINA FERREIRA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "ALINE"
    "autor_email" => "alinefarias.cf@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais IV CONBRALE"
    "edicao_evento" => "IV Congresso Brasileiro sobre Alfabetização, Linguagens e Letramentos"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "637bcf65cd2fe_21112022162005.png"
    "data_publicacao" => "2023-01-19"
    "edicao_publicada_em" => "2022-11-21 16:20:05"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 19 de janeiro de 2023

Resumo

É comum observar que tanto em aulas tradicionais como em aulas de línguas estrangeiras, os alunos tendem a ter tempos de participação, na aula, distintos dependendo de sua segurança, conhecimento do conteúdo e desenvoltura. Enquanto alguns participam majoritariamente das aulas, outros tendem a se conter na participação. Esse trabalho tem por objetivo principal apresentar técnicas que favoreçam um status de participação equalizado (mais igualitário) em aulas de língua estrangeira. Como objetivos específicos temos: a) compreender a importância da gestão de tempo em sala de aula; b) entender a pertinência da gestão de espaço em sala de aula e c) refletir sobre a relevância da formação de grupos e da determinação de funções de cada participante. O principal referencial teórico se baseia em Mourão (2020), Cohen e Lotan (2017), Bonals (2003). A metodologia é de cunho qualitativo – que, segundo Minayo (2020), é a metodologia que trabalha com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à operacionalização das variáveis - e bibliográfico. A conclusão que se chega é que a formação de grupos, junto a uma boa gestão de tempo e espaço, além da determinação de funções dos participantes, colaboram na equalização de status de participação em sala de aula, aumentando, assim, o a segurança na participação e, consequentemente, no desenvolvimento linguístico dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.