A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica a necessidade de os alunos do 1º ao 5º ano serem capazes de identificar e usar adequadamente os sinais de pontuação relacionados à pontuação da frase e à pontuação enunciativa, além das letras maiúsculas. Este estudo tem por objetivo descrever e analisar quais são os sinais de pontuação trabalhados na Coleção Ápis do Ensino Fundamental I, como eles são apresentados aos alunos de cada ano escolar e de que modo eles estão relacionados às habilidades propostas pela BNCC. Nos cinco volumes que compõem a Coleção Ápis, identificamos os sinais de pontuação ensinados em cada ano escolar, considerando tanto as atividades propostas no livro do aluno, quanto às orientações oferecidas ao professor. Identificamos 68 atividades, nas quais o ensino desses sinais ocorre, distribuídas nos 5 volumes da Coleção, estando relacionadas aos eixos de leitura, escrita, oralidade e análise linguística. Também foi observada uma diferença no tratamento didático e nas orientações dadas ao professor, proposta ao longo dos anos escolares: o livro do aluno aborda a pontuação de modo mais abrangente do que as orientações dadas ao professor em algumas das propostas de atividade. Esses resultados indicam que o ensino desses sinais de pontuação ocorre de modo gradual e sistemático, adequando-se o grau de complexidade ao perfil do aluno de cada nível escolar. Sua presença na Coleção está alinhada às habilidades definidas pela BNCC.