A habilidade de pensar geometricamente está relacionada à forma como o sujeito se enxerga e se projeta diante do mundo. Esse trabalho apresenta propostas de atividades de letramento matemático com foco no ensino de Geometria nos anos iniciais do Ensino fundamental, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular – BNCC. A BNCC é apresenta o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Matemática, componente curricular da BNCC, é reconhecida como a Ciência que estuda, por meio do raciocínio dedutivo, as propriedades dos seres abstratos (números, figuras geométricas etc.), bem como as relações que se estabelecem entre eles. A metodologia da pesquisa consistiu em um estudo bibliográfico, qualitativo, e uma curadoria de atividades que relacionam alfabetização, letramento e o desenvolvimento do pensamento geométrico. Nesse sentido, percebe-se que a capacidade de identificar e compreender o papel da Matemática no mundo, com o objetivo de atender às necessidades do indivíduo no cumprimento de seu papel de cidadão consciente, crítico e construtivo é um dos objetivos do ensino desse componente nos anos iniciais. Além disso, faz-se urgente destacar a necessidade da formação de professores, uma vez que, em determinadas situações alguns não detêm os conhecimentos geométricos necessários para realização de suas práticas pedagógicas.