Este trabalho tem como foco descrever e analisar os desvios ortográficos identificados nas redações dos candidatos ao vestibular. Buscamos refletir sobre os processos de desenvolvimento fonológico, desde os primeiros anos de escolarização até o Ensino Médio, sendo estas manifestações comuns no processo de desenvolvimento da linguagem que se tornam menos evidentes à medida que o aluno dispõe de maior familiaridade com a ortografia. O corpus da pesquisa é composto a partir da seleção de redações do Concurso Vestibular 2017, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, pertencentes aos gêneros textuais Artigo de Opinião e Carta ao Leitor, disponibilizadas pelo banco de dados da instituição. Perante o corpus selecionado, serão identificados e listados os processos fonológicos mais recorrentes nas produções de redação, analisando a relação entre grafema e fonema vocálicos, bem como a segmentação das palavras. Subsidiam as discussões os sentidos atribuídos à oralidade e ao letramento, à fala e à escrita, além de suas implicações teóricas para fins do ensino da escrita, a partir da compreensão de que a fala é viva, criadora, histórica e culturalmente situada (BUSSE, 2018), enquanto a ortografia é estável e normativa. Diante do exposto, nossa intenção é que o aluno possa, doravante a reflexão, desenvolver um comportamento monitorado e consciente na construção de hipóteses e conhecimentos mais adequados sobre escrita ortográfica, além de suas implicações teóricas para fins de ensino na comunidade escolar. As respectivas discussões são pautadas a partir dos seguintes pesquisadores: Bortoni-Ricardo (2005), Cagliari (1999), Faraco (2012) e Mollica (2003; 2009).