Artigo CONEDU - Educação Especial

E-books

ISBN: 978-65-86901-86-3

A VISÃO PARENTAL A RESPEITO DAS ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO: NORTEANDO A PRÁTICA DOCENTE

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
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                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JAMMERSON YURI DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
                  MAGALI IN&Ecirc;S PESSINI (IFSC)<br />\r\n
                  MARIA APARECIDA DANTAS BEZERRA (UNISC)<br />\r\n
                  MIRTES RIBEIRO DE LIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
                  NYSHERDSON FERNANDES DE BARROS (FPB)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA MARA DOS SANTOS MACHADO &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PRISCILLA RAMOS FIGUEIREDO CUNHA (SECRETARIA MUNICIPAL DE ITABORA&Iacute;)<br />\r\n
                  RA&Iacute;SSA MATOS FERREIRA (UFAL)<br />\r\n
                  ROBERTA DE SOUSA M&Eacute;LO (UNIVASF)<br />\r\n
                  SAMUEL VINENTE DA SILVA JUNIOR (IFSP)<br />\r\n
                  SORAIA SILVA PRIETCH (UFR)<br />\r\n
                  VANESSA DA SILVA BALBINO (UFRJ/UFF)<br />\r\n
                  VILMA APARECIDA BIANCHI (UNESP)<br />\r\n
                  WESLEY PEREIRA DA SILVA (SEDUC-DF)
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
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                  AILTON BARCELOS DA COSTA (UFSCAR)<br />\r\n
                  ANDREZZA BELOTA LOES MACHADO (UEA)<br />\r\n
                  ANDRIALEX WILLIAM DA SILVA (UFRN)<br />\r\n
                  ANTONIO MICHEL DE JESUS DE OLIVEIRA MIRANDA (UNICAP)<br />\r\n
                  AURELIANA DA SILVA TAVARES (UFPB)<br />\r\n
                  AZIEL ALVES DE ARRUDA &nbsp;<br />\r\n
                  CAMILA SONCINI NOGUEIRA (UFR)<br />\r\n
                  ED&Ecirc;LMA TARGINO (UNIFIP)<br />\r\n
                  EDINEI MESSIAS ALECRIM CENTRO UNIVERSITARIO - UNIFAEL, UNIVERSIDAD INTERAMERICANA<br />\r\n
                  ELAINE REIS LAUREANO (UFPB)<br />\r\n
                  ELAYNE CRISTINA ROCHA DIAS (UFMG)<br />\r\n
                  GISLENE DE ARA&Uacute;JO ALVES (IFRN)<br />\r\n
                  &Iacute;TALO SOARES DA SILVA (UERN)<br />\r\n
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                  JOAB (UEA)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALVES DE OLIVEIRA NETO (IFCE)<br />\r\n
                  LOIDE LEITE ARAG&Atilde;O PINTO &nbsp;<br />\r\n
                  LUCIANA LENIRA DE SOUZA (USFX)<br />\r\n
                  LUIS CARLOS DOS SANTOS (CRAS - Aguimar Mendon&ccedil;a)<br />\r\n
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                  MOLISE DE BEM MAGNABOSCO (UNESP)<br />\r\n
                  MONICA DIAS DE ARA&Uacute;JO (UEA)<br />\r\n
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                  PATR&Iacute;CIA BERNARDI ROCKENBACH (UFR)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Entre o público atendido pela Educação Especial estão aqueles com altas habilidades ou superdotação, cujas características apontam uma ou mais habilidades acima da média, alto comprometimento com as tarefas de seus interesses, criatividade e liderança. Entretanto, a literatura indica que o conhecimento sobre esta temática permanece envolto de ideias errôneas que interferem nas relações sociais, na identificação e na inclusão escolar. Diante disso, a família e seu posicionamento frente ao tema tem importância fundamental. Dessa forma, a pergunta que norteou esta pesquisa foi: qual a compreensão parental sobre as altas habilidades ou superdotação? Este artigo teve como objetivo conhecer a representação parental sobre altas habilidades ou superdotação. Participaram da pesquisa quatro mães, cujos filhos(as) já passaram por avaliação formal que identificou tal condição. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada, composta de sete perguntas abertas. Na análise dos dados utilizou-se a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados indicaram que a representação parental sobre as altas habilidades ou superdotação carregam mitos e crenças construídos socialmente. Com os resultados obtidos, pretende-se nortear o trabalho de profissionais no atendimento à família de pessoas com altas habilidades ou superdotação.

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