O ensaio aqui apresentado está inserido no projeto que propôs uma investigação voltada para o ensino da leitura, escrita e letramento de jovens e adultos com deficiência intelectual por meio de um programa de formação continuada. Sendo assim, teve como objetivo desenvolver um programa de formação docente para atuação com planos educacionais individualizados para este alunado. A intenção foi colaborar com a perspectiva da inclusão escolar por meio do desenvolvimento e aplicação de práticas pedagógicas que favoreçam esse processo a este público. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, nos pressupostos da pesquisa-ação em todas as fases propostas no estudo, por meio remoto devido a pandemia. A intenção foi desenvolver uma formação para além da descrição de atividades de alfabetização, permitindo que o docente fosse capaz de contextualizar uma prática individualizada conforme as especificidades do alunado. Dessa forma, buscou-se colaborar com a sistematização de ações dialógicas para favorecer o processo de alfabetização de jovens com deficiência intelectual. O protocolo do estudo favoreceu o desenvolvimento das práticas dos cursistas para alfabetizar por meio da mediação tecnológica e do trabalho colaborativo com demais cursistas. Os estudantes com deficiência intelectual participantes do estudo se beneficiaram de atividades pedagógicas no contexto de seu domicílio, por meio da proposta de formação para aplicação de plano educacionais individualizado (PEI), com a mediação de recursos tecnológicos e trabalho colaborativo. O estudo demonstrou uma possibilidade de sistematização do atendimento educacional especializado remoto para o alunado com deficiência intelectual com ênfase em atividades personalizadas.