DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
"2022-07-12 14:53:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91476 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 3707 "inscrito_id" => 14267 "titulo" => "DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL" "resumo" => "A intermitência curricular do ensino de Sociologia na educação básica é um efeito da desconfiança social e medo em relação às potencialidades críticas que esta disciplina possui no estranhamento e na desnaturalização das estruturas de dominação e exclusão vigentes em determinados períodos históricos. No atual cenário de proliferação de negacionismos, anticientificismos e neofascismos, podemos identificar uma passagem da desconfiança e medo para a disseminação de um ódio politicamente organizado em relação ao ensino de Sociologia? Este artigo de discussão teórica objetiva responder esta pergunta ao passo que sugere identificar as marcas contemporâneas da política de ódio contra a Sociologia tomando como referência a problematização da questão histórica curricular sobre a “utilidade” deste componente para a formação escolar discente. A busca pela explicitação do valor formativo da Sociologia não apenas corrobora para o seu reconhecimento diante de sua luta pela sobrevivência curricular, mas também pode ser representar um contexto retórico que maximizará a vulnerabilidade desta disciplina." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14267_TB3707_13092022185006.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91476 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 3707 "inscrito_id" => 14267 "titulo" => "DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL" "resumo" => "A intermitência curricular do ensino de Sociologia na educação básica é um efeito da desconfiança social e medo em relação às potencialidades críticas que esta disciplina possui no estranhamento e na desnaturalização das estruturas de dominação e exclusão vigentes em determinados períodos históricos. No atual cenário de proliferação de negacionismos, anticientificismos e neofascismos, podemos identificar uma passagem da desconfiança e medo para a disseminação de um ódio politicamente organizado em relação ao ensino de Sociologia? Este artigo de discussão teórica objetiva responder esta pergunta ao passo que sugere identificar as marcas contemporâneas da política de ódio contra a Sociologia tomando como referência a problematização da questão histórica curricular sobre a “utilidade” deste componente para a formação escolar discente. A busca pela explicitação do valor formativo da Sociologia não apenas corrobora para o seu reconhecimento diante de sua luta pela sobrevivência curricular, mas também pode ser representar um contexto retórico que maximizará a vulnerabilidade desta disciplina." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14267_TB3707_13092022185006.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO" "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }