Artigo CONEDU - Políticas Públicas de Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-76-4

DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-07-12 14:53:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91476
    "edicao_id" => 262
    "trabalho_id" => 3707
    "inscrito_id" => 14267
    "titulo" => "DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL"
    "resumo" => "A intermitência curricular do ensino de Sociologia na educação básica é um efeito da desconfiança social e medo em relação às potencialidades críticas que esta disciplina possui no estranhamento e na desnaturalização das estruturas de dominação e exclusão vigentes em determinados períodos históricos. No atual cenário de proliferação de negacionismos, anticientificismos e neofascismos, podemos identificar uma passagem da desconfiança e medo para a disseminação de um ódio politicamente organizado em relação ao ensino de Sociologia? Este artigo de discussão teórica objetiva responder esta pergunta ao passo que sugere identificar as marcas contemporâneas da política de ódio contra a Sociologia tomando como referência a problematização da questão histórica curricular sobre a “utilidade” deste componente para a formação escolar discente. A busca pela explicitação do valor formativo da Sociologia não apenas corrobora para o seu reconhecimento diante de sua luta pela sobrevivência curricular, mas também pode ser representar um contexto retórico que maximizará a vulnerabilidade desta disciplina."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14267_TB3707_13092022185006.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:37:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91476
    "edicao_id" => 262
    "trabalho_id" => 3707
    "inscrito_id" => 14267
    "titulo" => "DA DESCONFIANÇA AO ÓDIO: INTERPRETANDO A VULNERABILIDADE DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL"
    "resumo" => "A intermitência curricular do ensino de Sociologia na educação básica é um efeito da desconfiança social e medo em relação às potencialidades críticas que esta disciplina possui no estranhamento e na desnaturalização das estruturas de dominação e exclusão vigentes em determinados períodos históricos. No atual cenário de proliferação de negacionismos, anticientificismos e neofascismos, podemos identificar uma passagem da desconfiança e medo para a disseminação de um ódio politicamente organizado em relação ao ensino de Sociologia? Este artigo de discussão teórica objetiva responder esta pergunta ao passo que sugere identificar as marcas contemporâneas da política de ódio contra a Sociologia tomando como referência a problematização da questão histórica curricular sobre a “utilidade” deste componente para a formação escolar discente. A busca pela explicitação do valor formativo da Sociologia não apenas corrobora para o seu reconhecimento diante de sua luta pela sobrevivência curricular, mas também pode ser representar um contexto retórico que maximizará a vulnerabilidade desta disciplina."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID14267_TB3707_13092022185006.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:37:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FABRÍCIO DE SOUSA SAMPAIO"
    "autor_nome_curto" => "FABRÍCIO"
    "autor_email" => "farcosousa@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 262
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
        "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 262
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
        "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 156
                "edicao_id" => 262
                "codigo" => "978-65-86901-76-4"
                "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf"
                "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 156
                "edicao_id" => 262
                "codigo" => "978-65-86901-76-4"
                "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf"
                "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A intermitência curricular do ensino de Sociologia na educação básica é um efeito da desconfiança social e medo em relação às potencialidades críticas que esta disciplina possui no estranhamento e na desnaturalização das estruturas de dominação e exclusão vigentes em determinados períodos históricos. No atual cenário de proliferação de negacionismos, anticientificismos e neofascismos, podemos identificar uma passagem da desconfiança e medo para a disseminação de um ódio politicamente organizado em relação ao ensino de Sociologia? Este artigo de discussão teórica objetiva responder esta pergunta ao passo que sugere identificar as marcas contemporâneas da política de ódio contra a Sociologia tomando como referência a problematização da questão histórica curricular sobre a “utilidade” deste componente para a formação escolar discente. A busca pela explicitação do valor formativo da Sociologia não apenas corrobora para o seu reconhecimento diante de sua luta pela sobrevivência curricular, mas também pode ser representar um contexto retórico que maximizará a vulnerabilidade desta disciplina.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.