Em um contexto psicossocial de cobranças internas e externas por êxito e produtividade, o temor do insucesso acadêmico se torna um problema presente em todas as instituições de ensino superior do país e do mundo. Os fatores que provocam o que se categoriza como “insucesso” estão associados tanto a problemas relacionados à universidade, quanto a questões de cunho pessoal. O objetivo desse trabalho é identificar, a partir da perspectiva dos estudantes, os principais fatores que provocam o insucesso acadêmico nos alunos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em relação à metodologia, este estudo se classifica como pesquisa descritiva, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa com uso do Iramuteq. O método utilizado na abordagem do procedimento do estudo foi de levantamento, uma vez que os dados para a pesquisa foram obtidos por meio de questionário aplicado diretamente aos alunos do referido curso. A pesquisa foi realizada com alunos do 4o ao 8o semestre, obtendo uma amostra de 73 respostas para a análise dos dados. A partir da análise das respostas obtidas, foi demonstrado que os principais fatores para a evasão são a frustração por o curso não superar as expectativas; o tempo para conciliar trabalho e aulas; e a falta de estímulo dos professores. Por outro lado, um dos principais motivos para continuar frequentando a graduação foi ter o título de bacharel, ao qual, muitos alunos vinculam o sucesso profissional.