EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ
"2022-07-12 14:53:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91460 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 10114 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscava compreender os desafios para a implementação da educação integral a partir da promoção de práticas de letramentos múltiplos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Saraiva Leão, da Rede Pública Estadual do Ceará. Para desenvolver esta pesquisa, utilizamos a literatura relacionada aos desafios da implementação da educação de tempo integral refletida, inicialmente, à luz dos autores: Ana Maria Villela Cavaliere (2002); Isa Maria F. R. Guará (2009); Moacir Gadotti (2009); Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012); e Miguel G. Arroyo (2012). No que diz respeito aos letramentos múltiplos, são base de nosso trabalho as ideias das autoras: Magda Soares (2003, 2004) e Roxane Rojo (2009, 2010). A metodologia utilizada ocorreu através de uma abordagem qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o instrumento de coleta de dados. Foram sujeitos da pesquisa três professores lotados na referida escola. A partir da análise dos dados pudemos inferir que os docentes têm compreensão clara da educação integral, bem como reconhecem que as práticas de letramentos múltiplos podem contribuir para a formação integral do sujeito, mas apontam que formações contínuas e reorganização de tempos, espaços e currículos poderiam facilitar a efetivação de uma política pública de educação integral com vistas à formação total dos educandos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID10114_TB95_11052022214514.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ARAÚJO FACUNDO LEMOS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ARAÚJO" "autor_email" => "raquelaraujoflemos@outloo" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91460 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 95 "inscrito_id" => 10114 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE TEMPO INTEGRAL: DESAFIOS NA IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO CEARÁ" "resumo" => "O presente texto tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa que buscava compreender os desafios para a implementação da educação integral a partir da promoção de práticas de letramentos múltiplos na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Saraiva Leão, da Rede Pública Estadual do Ceará. Para desenvolver esta pesquisa, utilizamos a literatura relacionada aos desafios da implementação da educação de tempo integral refletida, inicialmente, à luz dos autores: Ana Maria Villela Cavaliere (2002); Isa Maria F. R. Guará (2009); Moacir Gadotti (2009); Gesuína de Fátima Elias Leclerc e Jaqueline Moll (2012); e Miguel G. Arroyo (2012). No que diz respeito aos letramentos múltiplos, são base de nosso trabalho as ideias das autoras: Magda Soares (2003, 2004) e Roxane Rojo (2009, 2010). A metodologia utilizada ocorreu através de uma abordagem qualitativa, sendo a entrevista semiestruturada o instrumento de coleta de dados. Foram sujeitos da pesquisa três professores lotados na referida escola. A partir da análise dos dados pudemos inferir que os docentes têm compreensão clara da educação integral, bem como reconhecem que as práticas de letramentos múltiplos podem contribuir para a formação integral do sujeito, mas apontam que formações contínuas e reorganização de tempos, espaços e currículos poderiam facilitar a efetivação de uma política pública de educação integral com vistas à formação total dos educandos." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD5_ID10114_TB95_11052022214514.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL ARAÚJO FACUNDO LEMOS" "autor_nome_curto" => "RAQUEL ARAÚJO" "autor_email" => "raquelaraujoflemos@outloo" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }