Esta pesquisa tem por cenário a crescente internacionalização dos saberes e traz ao debate acadêmico as implicações da mobilidade internacional para a formação humana no âmbito do Ensino Médio Integrado. Desse modo, o objetivo deste estudo foi analisar as contribuições das ações de mobilidade internacional promovidas pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul para o desenvolvimento transversal dos estudantes do Ensino Médio Integrado. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa e a pesquisa foi aplicada com dez estudantes do Ensino Médio Integrado, participantes da mobilidade internacional. Os dados da pesquisa foram coletados com os participantes por meio de questionário e de entrevista, e tratados consoante o método de análise de conteúdo. O referencial teórico foi fundamentado nos pressupostos da educação integral e das habilidades socioemocionais. Os resultados foram obtidos por meio da percepção dos estudantes e de sua conexão às bases teóricas da pesquisa, e demonstraram que a experiência da mobilidade internacional contribuiu, sobremaneira, para a ampliação da responsabilidade social, da independência, da capacidade de realismo e do controle da impulsividade dos investigados.