Artigo CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-83-2

A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação
"2022-07-12 14:43:27" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91248
    "edicao_id" => 248
    "trabalho_id" => 1726
    "inscrito_id" => 13783
    "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Por muito tempo a escola ocupou um espaço centralizador de dominação no que compete a influência intelectual e reflexos sociais do indivíduo. No entanto, é notório os enormes conflitos baseados na condição e nas imposições propostas por uma conduta de gênero e sexualidade que tem como perspectiva uma reprodução de um discurso heteronormativo. Assim, a socialização e compartilhamento de ideais traz vertentes paradigmáticas de uma abordagem socialmente construída, se faz necessário educar pra uma sociedade de direitos e deveres, em que os indivíduos devem ser tratados com respeito, sem distinção entre classes sociais, gênero, cultura ou religião. Na contemporaneidade a escola vem reconhecendo que seu papel vai muito além de ensinar os conteúdos do livro didático, torna-se um espaço múltiplo de aprendizagem, favorecendo cada vez mais a construção do respeito as diferenças através de todas as dimensões da vida humana, considerando acima de tudo seu desenvolvimento pessoal e social, afinal é nele que se deve extrair as vantagens de um espaço democrático fazendo perceber o quanto a diversidade é enriquecedora. A proposta deste trabalho é trazer um discurso em que todos os indivíduos devem se sentir acolhidos, assim quando há uma hierarquização dessas diferenças dá início ao processos de produção da alteridade, onde muitas vezes os processos de exclusão estão mascarados em modos de agir que se dizem inclusivos, mas que continuam, porém, a inferiorizar as diferenças que não se enquadram em um determinado padrão de normalidade, destacando o papel do professor na escola e como este pode intervir nas situações de conflito que possam aparecer, utilizando como base o arcabouço teórico da psicologia social interligando com as questões contemporâneas que entrelaçam este tema."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13783_TB1726_14072022152819.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:19:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JERONIMO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardosociologo@hotmail."
    "autor_ies" => "ECI ITAN PEREIRA / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "genero-sexualidade-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:43:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91248
    "edicao_id" => 248
    "trabalho_id" => 1726
    "inscrito_id" => 13783
    "titulo" => "A ESCOLA COMO ESPAÇO DE PRODUÇÃO DE ALTERIDADE: UM DEBATE SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE QUE ENTRELAÇA O DISCURSO DO PROFESSOR"
    "resumo" => "Por muito tempo a escola ocupou um espaço centralizador de dominação no que compete a influência intelectual e reflexos sociais do indivíduo. No entanto, é notório os enormes conflitos baseados na condição e nas imposições propostas por uma conduta de gênero e sexualidade que tem como perspectiva uma reprodução de um discurso heteronormativo. Assim, a socialização e compartilhamento de ideais traz vertentes paradigmáticas de uma abordagem socialmente construída, se faz necessário educar pra uma sociedade de direitos e deveres, em que os indivíduos devem ser tratados com respeito, sem distinção entre classes sociais, gênero, cultura ou religião. Na contemporaneidade a escola vem reconhecendo que seu papel vai muito além de ensinar os conteúdos do livro didático, torna-se um espaço múltiplo de aprendizagem, favorecendo cada vez mais a construção do respeito as diferenças através de todas as dimensões da vida humana, considerando acima de tudo seu desenvolvimento pessoal e social, afinal é nele que se deve extrair as vantagens de um espaço democrático fazendo perceber o quanto a diversidade é enriquecedora. A proposta deste trabalho é trazer um discurso em que todos os indivíduos devem se sentir acolhidos, assim quando há uma hierarquização dessas diferenças dá início ao processos de produção da alteridade, onde muitas vezes os processos de exclusão estão mascarados em modos de agir que se dizem inclusivos, mas que continuam, porém, a inferiorizar as diferenças que não se enquadram em um determinado padrão de normalidade, destacando o papel do professor na escola e como este pode intervir nas situações de conflito que possam aparecer, utilizando como base o arcabouço teórico da psicologia social interligando com as questões contemporâneas que entrelaçam este tema."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13783_TB1726_14072022152819.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:19:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RICARDO JERONIMO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RICARDO"
    "autor_email" => "ricardosociologo@hotmail."
    "autor_ies" => "ECI ITAN PEREIRA / SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "genero-sexualidade-e-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:43:27"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 248
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "genero-sexualidade-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2bf58bfc_12072022144327.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:43:27"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 248
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "genero-sexualidade-e-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT07"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b8dcca7b7_30012023093228.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2bf58bfc_12072022144327.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:43:27"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 142
                "edicao_id" => 248
                "codigo" => "978-65-86901-83-2"
                "capa" => "63d7b8dccd7e7_30012023093228.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO (SEMED Lagoa de Dentro/PB - SEMED Jacara&uacute;/PB)<br />\r\n
                  BRUNA ANG&Eacute;LICA BORGES (IFRO)<br />\r\n
                  BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  CATARINA DE C&Aacute;SSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  CLERISL&Acirc;NIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  D&Eacute;BORA KELLY PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  HELINE MARIA FURTADO SILVA (FACULDADE BRASIL INTELIGENTE)<br />\r\n
                  IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  IVANEIDE NUNES PAULINO GRIZENTE (UFRJ)<br />\r\n
                  JAMAIRA JURICH PILLATI (UFPR)<br />\r\n
                  JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  JONATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  JORGE MIGUEL LIMA OLIVEIRA (SEE/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; CARLOS LIMA COSTA (UFMA)<br />\r\n
                  KALLINE FL&Aacute;VIA SILVA DE LIRA (AEDA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  LARISSA SILVA ABREU (UFMA)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LISIS FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MARCELLA SUAREZ DI SANTO (IFG)<br />\r\n
                  MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA FERNANDES BRITO (UFMA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO SOUZA RIOS (UEFS)<br />\r\n
                  RAFAELLA DE SOUSA TELES (SEDUC-PB)<br />\r\n
                  ROSANGELA DE ARAUJO LIMA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SILAS VELOSO DE PAULA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  SIONY ROCHA DE SOUSA (SEDUC-CE)<br />\r\n
                  TATIANE DA SILVA SALES (UFMA)<br />\r\n
                  WAGNER DE JESUS SILVA (UESB)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UFSC)<br />\r\n
                  ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE (IFMA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b8dcce0ae_30012023093228.pdf"
                "arquivo" => "30012023100118-CONEDU---GT-07.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:43:27"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 142
                "edicao_id" => 248
                "codigo" => "978-65-86901-83-2"
                "capa" => "63d7b8dccd7e7_30012023093228.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Gênero, Sexualidade e Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  SIRLENE MOTA PINHEIRO DA SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALDABERON VIEIRA DO NASCIMENTO (SEMED Lagoa de Dentro/PB - SEMED Jacara&uacute;/PB)<br />\r\n
                  BRUNA ANG&Eacute;LICA BORGES (IFRO)<br />\r\n
                  BRUNO FELIPE MARQUES PINHEIRO &nbsp;<br />\r\n
                  CATARINA DE C&Aacute;SSIA MOREIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  CLERISL&Acirc;NIA DE ALBUQUERQUE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  DANILO ARAUJO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  D&Eacute;BORA KELLY PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  HELINE MARIA FURTADO SILVA (FACULDADE BRASIL INTELIGENTE)<br />\r\n
                  IRIS VANESSA DE SOUSA SILVA (FCG)<br />\r\n
                  ITALO DARTAGNAN ALMEIDA (UFPE)<br />\r\n
                  IVANEIDE NUNES PAULINO GRIZENTE (UFRJ)<br />\r\n
                  JAMAIRA JURICH PILLATI (UFPR)<br />\r\n
                  JEAM CLAUDE DE SOUZA GOMES (UFRN)<br />\r\n
                  JONATA FERREIRA DE MOURA (UFMA)<br />\r\n
                  JORGE MIGUEL LIMA OLIVEIRA (SEE/PB)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; CARLOS LIMA COSTA (UFMA)<br />\r\n
                  KALLINE FL&Aacute;VIA SILVA DE LIRA (AEDA)<br />\r\n
                  KENIA ALMEIDA NUNES (IFBA)<br />\r\n
                  LARISSA SILVA ABREU (UFMA)<br />\r\n
                  LINDALVA JOS&Eacute; DE FREITAS (FALUB)<br />\r\n
                  LISIS FERNANDES BRITO DE OLIVEIRA &nbsp;<br />\r\n
                  MARCELLA SUAREZ DI SANTO (IFG)<br />\r\n
                  MARIA DO CARMO ALMEIDA DE OLIVEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  MARIANA FERNANDES BRITO (UFMA)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PEDRO PAULO SOUZA RIOS (UEFS)<br />\r\n
                  RAFAELLA DE SOUSA TELES (SEDUC-PB)<br />\r\n
                  ROSANGELA DE ARAUJO LIMA (UNINASSAU)<br />\r\n
                  ROSYENE CONCEI&Ccedil;&Atilde;O SOARES CUTRIM (UFMA)<br />\r\n
                  SILAS VELOSO DE PAULA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  SIONY ROCHA DE SOUSA (SEDUC-CE)<br />\r\n
                  TATIANE DA SILVA SALES (UFMA)<br />\r\n
                  WAGNER DE JESUS SILVA (UESB)<br />\r\n
                  WILLIAM ROSLINDO PARANHOS (UFSC)<br />\r\n
                  ZEILA SOUSA DE ALBUQUERQUE (IFMA)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b8dcce0ae_30012023093228.pdf"
                "arquivo" => "30012023100118-CONEDU---GT-07.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:43:27"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:35"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Por muito tempo a escola ocupou um espaço centralizador de dominação no que compete a influência intelectual e reflexos sociais do indivíduo. No entanto, é notório os enormes conflitos baseados na condição e nas imposições propostas por uma conduta de gênero e sexualidade que tem como perspectiva uma reprodução de um discurso heteronormativo. Assim, a socialização e compartilhamento de ideais traz vertentes paradigmáticas de uma abordagem socialmente construída, se faz necessário educar pra uma sociedade de direitos e deveres, em que os indivíduos devem ser tratados com respeito, sem distinção entre classes sociais, gênero, cultura ou religião. Na contemporaneidade a escola vem reconhecendo que seu papel vai muito além de ensinar os conteúdos do livro didático, torna-se um espaço múltiplo de aprendizagem, favorecendo cada vez mais a construção do respeito as diferenças através de todas as dimensões da vida humana, considerando acima de tudo seu desenvolvimento pessoal e social, afinal é nele que se deve extrair as vantagens de um espaço democrático fazendo perceber o quanto a diversidade é enriquecedora. A proposta deste trabalho é trazer um discurso em que todos os indivíduos devem se sentir acolhidos, assim quando há uma hierarquização dessas diferenças dá início ao processos de produção da alteridade, onde muitas vezes os processos de exclusão estão mascarados em modos de agir que se dizem inclusivos, mas que continuam, porém, a inferiorizar as diferenças que não se enquadram em um determinado padrão de normalidade, destacando o papel do professor na escola e como este pode intervir nas situações de conflito que possam aparecer, utilizando como base o arcabouço teórico da psicologia social interligando com as questões contemporâneas que entrelaçam este tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.