Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais

E-books

ISBN: 978-65-86901-82-5

A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91223
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e construções de ideologias sociais, principalmente no que se refere a construtos sociais firmados desde a infância, faz parte de um recorte de pesquisa ligado a estudos sobre raça e gênero. Para tanto, é realizado uma análise de como crianças se apropriam da categoria de raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para atingir essa perspectiva foram realizadas entrevistas com 30 crianças da cidade de Tuparetama, interior do estado de Pernambuco, estudantes do 5º ano do ensino fundamental que se encontram na mesma faixa etária e que convivem juntos na escola a cerca de 4 anos. O intuito é compreender quais os significados que estes sujeitos atribuem as questões de raça e racismo. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o racismo e a ideia intrínseca de que não somos racistas esta impregnado nas concepções de formação de cada indivíduo. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber o quanto as questões raciais interferem nos padrões de beleza, de saber, de cuidados e assim por diante."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9317_TB260_08082022185816.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "REJANE MARIA DA SILVA FAR"
    "autor_email" => "rejane.silvarms@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91223
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 260
    "inscrito_id" => 9317
    "titulo" => "A REPRESENTATIVIDADE NEGRA PARA CRIANÇAS: INFLUÊNCIA DA RAÇA E RACISMO NA CONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS"
    "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e construções de ideologias sociais, principalmente no que se refere a construtos sociais firmados desde a infância, faz parte de um recorte de pesquisa ligado a estudos sobre raça e gênero. Para tanto, é realizado uma análise de como crianças se apropriam da categoria de raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para atingir essa perspectiva foram realizadas entrevistas com 30 crianças da cidade de Tuparetama, interior do estado de Pernambuco, estudantes do 5º ano do ensino fundamental que se encontram na mesma faixa etária e que convivem juntos na escola a cerca de 4 anos. O intuito é compreender quais os significados que estes sujeitos atribuem as questões de raça e racismo. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o racismo e a ideia intrínseca de que não somos racistas esta impregnado nas concepções de formação de cada indivíduo. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber o quanto as questões raciais interferem nos padrões de beleza, de saber, de cuidados e assim por diante."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID9317_TB260_08082022185816.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE MARIA DA SILVA FARIAS"
    "autor_nome_curto" => "REJANE MARIA DA SILVA FAR"
    "autor_email" => "rejane.silvarms@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo fazer uma contribuição para o campo de estudo que relaciona as categorias raça, racismo e construções de ideologias sociais, principalmente no que se refere a construtos sociais firmados desde a infância, faz parte de um recorte de pesquisa ligado a estudos sobre raça e gênero. Para tanto, é realizado uma análise de como crianças se apropriam da categoria de raça e do racismo na constituição de suas subjetividades. Para atingir essa perspectiva foram realizadas entrevistas com 30 crianças da cidade de Tuparetama, interior do estado de Pernambuco, estudantes do 5º ano do ensino fundamental que se encontram na mesma faixa etária e que convivem juntos na escola a cerca de 4 anos. O intuito é compreender quais os significados que estes sujeitos atribuem as questões de raça e racismo. Os resultados obtidos na pesquisa apontaram que o racismo e a ideia intrínseca de que não somos racistas esta impregnado nas concepções de formação de cada indivíduo. A partir das análises das entrevistas foi possível perceber o quanto as questões raciais interferem nos padrões de beleza, de saber, de cuidados e assim por diante.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.