Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais

E-books

ISBN: 978-65-86901-82-5

AFROCENTRICIDADE COMO PERSPECTIVA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91226
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 1739
    "inscrito_id" => 10678
    "titulo" => "AFROCENTRICIDADE COMO PERSPECTIVA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar e analisar possíveis contribuições da perspectiva afrocentrada à educação antirracista apontando um novo paradigma. Apresenta como opção a metodologia qualitativa, em virtude da preocupação do estudo com a posição eurocêntrica de ensino adotada no sistema educacional brasileiro que exclui e invisibiliza os diferentes. Sendo assim, parti da compreensão que a educação antirracista perpassa pelo entendimento da escola como um espaço em que a diferença se encontra presente no cotidiano escolar. A construção deste nortear-se-á por dois questionamentos: o primeiro, por que ainda há necessidade de se falar em efetiva implementação de uma educação antirracista, já que as políticas de ação afirmativas – Leis 10.639/03 e 11.645/08 – na educação foram promulgadas há quase duas décadas? E, ao refletir acerca da necessidade desse diálogo, quais são as possíveis contribuições teóricas da perspectiva afrocentrada para efetivação da educação aqui preconizada? Para desenvolvimento desta pesquisa dois pilares sustentarão esta arguição. A saber, educação antirracista como pressuposto da educação para relações étnico-raciais, o embasamento teórico desse pilar ficará por conta de Nilma Lino Gomes, Kabenguele Munanga e Eliane Cavalleiro. Ao que se refere à pedagogia afrocentrada, segundo alicerce, dar-se-á com base nos escritos do precursor da perspectiva, Molefi Kete Asante, que traz como ponto de partida a África para o trabalho da identidade negra. Também, adotar-se-á os escritos de Gleidson Severino de Lima, que contribuirá com o estudo do tema em questão relacionando-o à educação brasileira e Ama Mazzama, que trata da educação voltada aos princípios africanos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10678_TB1739_14072022170909.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE MARIA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE PEREIRA"
    "autor_email" => "rejane.2020801063@unicap."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91226
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 1739
    "inscrito_id" => 10678
    "titulo" => "AFROCENTRICIDADE COMO PERSPECTIVA PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA"
    "resumo" => "Este artigo tem como objetivo identificar e analisar possíveis contribuições da perspectiva afrocentrada à educação antirracista apontando um novo paradigma. Apresenta como opção a metodologia qualitativa, em virtude da preocupação do estudo com a posição eurocêntrica de ensino adotada no sistema educacional brasileiro que exclui e invisibiliza os diferentes. Sendo assim, parti da compreensão que a educação antirracista perpassa pelo entendimento da escola como um espaço em que a diferença se encontra presente no cotidiano escolar. A construção deste nortear-se-á por dois questionamentos: o primeiro, por que ainda há necessidade de se falar em efetiva implementação de uma educação antirracista, já que as políticas de ação afirmativas – Leis 10.639/03 e 11.645/08 – na educação foram promulgadas há quase duas décadas? E, ao refletir acerca da necessidade desse diálogo, quais são as possíveis contribuições teóricas da perspectiva afrocentrada para efetivação da educação aqui preconizada? Para desenvolvimento desta pesquisa dois pilares sustentarão esta arguição. A saber, educação antirracista como pressuposto da educação para relações étnico-raciais, o embasamento teórico desse pilar ficará por conta de Nilma Lino Gomes, Kabenguele Munanga e Eliane Cavalleiro. Ao que se refere à pedagogia afrocentrada, segundo alicerce, dar-se-á com base nos escritos do precursor da perspectiva, Molefi Kete Asante, que traz como ponto de partida a África para o trabalho da identidade negra. Também, adotar-se-á os escritos de Gleidson Severino de Lima, que contribuirá com o estudo do tema em questão relacionando-o à educação brasileira e Ama Mazzama, que trata da educação voltada aos princípios africanos."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID10678_TB1739_14072022170909.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "REJANE MARIA PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "REJANE PEREIRA"
    "autor_email" => "rejane.2020801063@unicap."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este artigo tem como objetivo identificar e analisar possíveis contribuições da perspectiva afrocentrada à educação antirracista apontando um novo paradigma. Apresenta como opção a metodologia qualitativa, em virtude da preocupação do estudo com a posição eurocêntrica de ensino adotada no sistema educacional brasileiro que exclui e invisibiliza os diferentes. Sendo assim, parti da compreensão que a educação antirracista perpassa pelo entendimento da escola como um espaço em que a diferença se encontra presente no cotidiano escolar. A construção deste nortear-se-á por dois questionamentos: o primeiro, por que ainda há necessidade de se falar em efetiva implementação de uma educação antirracista, já que as políticas de ação afirmativas – Leis 10.639/03 e 11.645/08 – na educação foram promulgadas há quase duas décadas? E, ao refletir acerca da necessidade desse diálogo, quais são as possíveis contribuições teóricas da perspectiva afrocentrada para efetivação da educação aqui preconizada? Para desenvolvimento desta pesquisa dois pilares sustentarão esta arguição. A saber, educação antirracista como pressuposto da educação para relações étnico-raciais, o embasamento teórico desse pilar ficará por conta de Nilma Lino Gomes, Kabenguele Munanga e Eliane Cavalleiro. Ao que se refere à pedagogia afrocentrada, segundo alicerce, dar-se-á com base nos escritos do precursor da perspectiva, Molefi Kete Asante, que traz como ponto de partida a África para o trabalho da identidade negra. Também, adotar-se-á os escritos de Gleidson Severino de Lima, que contribuirá com o estudo do tema em questão relacionando-o à educação brasileira e Ama Mazzama, que trata da educação voltada aos princípios africanos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.