Artigo CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais

E-books

ISBN: 978-65-86901-82-5

A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91224
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 13458
    "titulo" => "A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB"
    "resumo" => "A temática das relações étnico-raciais obteve visibilidade a partir de várias mobilizações sociais antirracistas, nas últimas décadas, que problematizaram os mecanismos de exclusão dos grupos sociais minoritários, inclusive no espaço escolar, direcionando o debate para a importância da pluralidade étnica. Na literatura educacional, é recorrente a observação quanto ao racismo nas relações escolares, mas a maioria dos estudos ainda não nos proporciona pensar na mediação que tem se realizado no contexto da sala de aula. Este capítulo de livro se baseia em uma parte da dissertação de mestrado da primeira autora, que realizou um levantamento das práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais a partir da visão dos docentes. A pesquisa foi realizada no município de Fagundes-PB, contando com a participação de 74 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise dos dados foi proveniente dos instrumentos de pesquisa adotados, como o questionário, a Associação Livre de Palavras (ALP) e a entrevista. Os resultados da pesquisa sugerem uma compreensão dos docentes acerca da relevância do trabalho com as relações étnico-raciais em suas práticas, porém se limitam a atividades pontuais e de caráter esporádico e situacional. Portanto, consideramos que a escola precisa estar atenta ao relevante papel social que exerce para o exercício da cidadania e, para isso, possibilitar ao aluno vivenciar o aprendizado da convivência e o respeito às diferenças."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13458_TB1631_12072022174554.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA"
    "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91224
    "edicao_id" => 247
    "trabalho_id" => 1631
    "inscrito_id" => 13458
    "titulo" => "A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL NA SALA DE AULA: PERSPECTIVA DOS DOCENTES DE FAGUNDES – PB"
    "resumo" => "A temática das relações étnico-raciais obteve visibilidade a partir de várias mobilizações sociais antirracistas, nas últimas décadas, que problematizaram os mecanismos de exclusão dos grupos sociais minoritários, inclusive no espaço escolar, direcionando o debate para a importância da pluralidade étnica. Na literatura educacional, é recorrente a observação quanto ao racismo nas relações escolares, mas a maioria dos estudos ainda não nos proporciona pensar na mediação que tem se realizado no contexto da sala de aula. Este capítulo de livro se baseia em uma parte da dissertação de mestrado da primeira autora, que realizou um levantamento das práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais a partir da visão dos docentes. A pesquisa foi realizada no município de Fagundes-PB, contando com a participação de 74 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise dos dados foi proveniente dos instrumentos de pesquisa adotados, como o questionário, a Associação Livre de Palavras (ALP) e a entrevista. Os resultados da pesquisa sugerem uma compreensão dos docentes acerca da relevância do trabalho com as relações étnico-raciais em suas práticas, porém se limitam a atividades pontuais e de caráter esporádico e situacional. Portanto, consideramos que a escola precisa estar atenta ao relevante papel social que exerce para o exercício da cidadania e, para isso, possibilitar ao aluno vivenciar o aprendizado da convivência e o respeito às diferenças."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID13458_TB1631_12072022174554.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:14:20"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VALESKA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VALESKA LIMA"
    "autor_email" => "valeskanlima@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 247
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais"
        "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg"
        "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 141
                "edicao_id" => 247
                "codigo" => "978-65-86901-82-5"
                "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  CL&Eacute;ZIO ROBERTO GON&Ccedil;ALVES
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  CEC&Iacute;LIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n
                  CL&Aacute;UDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n
                  CRISTIANE LOUREN&Ccedil;O TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n
                  CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n
                  DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n
                  FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n
                  GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n
                  ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n
                  JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n
                  JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n
                  JORD&Acirc;NIA DE ARA&Uacute;JO SOUZA (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n
                  JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  JUSSARA DE C&Aacute;SSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n
                  LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n
                  M&Aacute;RCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n
                  MARCUS VIN&Iacute;CIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n
                  MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n
                  RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n
                  SAWANA ARA&Uacute;JO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n
                  SIDN&Eacute;A FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n
                  THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COL&Eacute;GIO PEDRO II)<br />\r\n
                  VER&Ocirc;NICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n
                  YURI MIGUEL MACEDO (UFMS)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf"
                "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:41:59"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

A temática das relações étnico-raciais obteve visibilidade a partir de várias mobilizações sociais antirracistas, nas últimas décadas, que problematizaram os mecanismos de exclusão dos grupos sociais minoritários, inclusive no espaço escolar, direcionando o debate para a importância da pluralidade étnica. Na literatura educacional, é recorrente a observação quanto ao racismo nas relações escolares, mas a maioria dos estudos ainda não nos proporciona pensar na mediação que tem se realizado no contexto da sala de aula. Este capítulo de livro se baseia em uma parte da dissertação de mestrado da primeira autora, que realizou um levantamento das práticas pedagógicas no que se refere à educação para as relações étnico-raciais a partir da visão dos docentes. A pesquisa foi realizada no município de Fagundes-PB, contando com a participação de 74 professores da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. A análise dos dados foi proveniente dos instrumentos de pesquisa adotados, como o questionário, a Associação Livre de Palavras (ALP) e a entrevista. Os resultados da pesquisa sugerem uma compreensão dos docentes acerca da relevância do trabalho com as relações étnico-raciais em suas práticas, porém se limitam a atividades pontuais e de caráter esporádico e situacional. Portanto, consideramos que a escola precisa estar atenta ao relevante papel social que exerce para o exercício da cidadania e, para isso, possibilitar ao aluno vivenciar o aprendizado da convivência e o respeito às diferenças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.