TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS NARRADAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS-MARANHÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88037 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 8923 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS NARRADAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS-MARANHÃO" "resumo" => "Desde o início das primeiras civilizações, as tecnologias são usadas pelos grupos sociais. Ao longo do tempo, essas tecnologias foram sendo intensificadas de tal forma que os indivíduos aprimorassem seus usos e funções em benefício próprio: seja nos ambientes escolares, acadêmicos e na prática profissional. Neste trabalho, tivemos a necessidade de responder a seguinte questão-problema: como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em tempos de pandemia de covid-19 por meio das TICs? A partir da questão proposta, elaboramos o seguinte objetivo para o artigo: analisar as contribuições das TICs na rotina da sala de aula do Ensino Médio em tempos de pandemia de covid-19. Esta produção escrita, tem a contribuição de diversos autores que abordam sobre a temática, dentre eles, destacam-se: Kenski (2003, 2010), Ramos (2014), Silva (2000), entre várias outras bases teóricas que abordam a dimensão prática-utilitária das TICs na rotina educacional em tempos de pandemia. O dispositivo para a produção de dados foi a entrevista narrativa a partir da questão norteadora proposta: de que/quais forma/s você desenvolve suas práticas pedagógicas no ensino médio com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs?. Os colaboradores do estudo foram três professores que atuaram em uma escola de Ensino Médio no município de Caxias-Maranhão, cujas mesmas desenvolveram suas práticas pedagógicas de forma virtual, com o uso das TICs de modo a continuar o processo de ensino-aprendizagem em tempos de insurgência. Os resultados mostram que os professores sentiram dificuldades em “operacionalizar” os dispositivos tecnológicos. Os participantes do estudo ainda percebem a necessidade e real importância das TICs na sua trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID8923_TB74_02052022202559.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Dilmar Rodrigues da Silva" "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88037 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 74 "inscrito_id" => 8923 "titulo" => "TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM TEMPOS DE PANDEMIA: PRÁTICAS NARRADAS POR PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO EM CAXIAS-MARANHÃO" "resumo" => "Desde o início das primeiras civilizações, as tecnologias são usadas pelos grupos sociais. Ao longo do tempo, essas tecnologias foram sendo intensificadas de tal forma que os indivíduos aprimorassem seus usos e funções em benefício próprio: seja nos ambientes escolares, acadêmicos e na prática profissional. Neste trabalho, tivemos a necessidade de responder a seguinte questão-problema: como se desenvolve o processo de ensino-aprendizagem no Ensino Médio, em tempos de pandemia de covid-19 por meio das TICs? A partir da questão proposta, elaboramos o seguinte objetivo para o artigo: analisar as contribuições das TICs na rotina da sala de aula do Ensino Médio em tempos de pandemia de covid-19. Esta produção escrita, tem a contribuição de diversos autores que abordam sobre a temática, dentre eles, destacam-se: Kenski (2003, 2010), Ramos (2014), Silva (2000), entre várias outras bases teóricas que abordam a dimensão prática-utilitária das TICs na rotina educacional em tempos de pandemia. O dispositivo para a produção de dados foi a entrevista narrativa a partir da questão norteadora proposta: de que/quais forma/s você desenvolve suas práticas pedagógicas no ensino médio com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação -TICs?. Os colaboradores do estudo foram três professores que atuaram em uma escola de Ensino Médio no município de Caxias-Maranhão, cujas mesmas desenvolveram suas práticas pedagógicas de forma virtual, com o uso das TICs de modo a continuar o processo de ensino-aprendizagem em tempos de insurgência. Os resultados mostram que os professores sentiram dificuldades em “operacionalizar” os dispositivos tecnológicos. Os participantes do estudo ainda percebem a necessidade e real importância das TICs na sua trajetória acadêmica e profissional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID8923_TB74_02052022202559.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR" "autor_nome_curto" => "Dilmar Rodrigues da Silva" "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }