A Escola tem um papel fundamental ao longo da vida de qualquer ser humano. Na Educação Infantil primeira etapa da Educação Básica as crianças, têm seu primeiro contato com a escola. Desenvolver alguns eixos temáticos de ciências nesta etapa torna-se desafiador para muitos profissionais da educação, sensibilizar e despertar a curiosidade pela ciência e por toda vida que nela habita, sendo este o objetivo maior, não é uma tarefa fácil, mas possível e instigante quando articulada de forma interdisciplinar. Nesta perspectiva explorar a partir da observação de uma laranja fungando e outra em perfeito estado para o consumo, levou as crianças do pré 2 B da Creche Santa Terezinha em CARPINA - PE, a compreender o que é um Fungo. Toda atividade deu- se a partir da curiosidade das crianças ao observar as laranjas. Questões como nome da fruta, letra inicial, final e aspecto da fruta foram levantadas, as pintinhas cor branca e verde em cima de uma das laranjas (bolor- verde) foram notadas e a conclusão deles foi clara, a laranja estava estragada. Mas o que eles não sabiam é que aquelas pintinhas representavam um ser vivo muito pequeno difícil de ser percebido a olho nu que estava se alimentando e crescendo em cima da laranja, assim como todos os outros seres vivos, que necessitam da alimentação, crescimento e reprodução. Sendo assim, percebeu-se com a atividade que é possível articular propostas interdisciplinares voltadas para a observação e pesquisa na educação infantil.