Nos anos 90, deu-se início, no Brasil, movimentos que visavam a democratização da educação com a inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas em escolas do sistema regular de ensino. Diante deste contexto, o objetivo principal deste artigo é compreender a inclusão escolar do aluno com necessidades educacionais específicas, bem como a formação continuada de professores que atuam nas instituições escolares, para isso, o texto traz uma abordagem histórica referente a inclusão até o século XX, depois faz uma análise sobre a discriminação das crianças com necessidades educacionais específicas na sociedade atual, além de apresentar acordos internacionais e leis, decretos constituídos pelo Estado brasileiro a fim de promover a integração e posteriormente a inclusão nas escolas de ensino regular e diante disso apresenta algumas abordagens e propostas pedagógicas com estas crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Portanto, este trabalho, se desenvolve em uma abordagem qualitativa. Sendo resultado de uma pesquisa bibliográfica de diversos autores conceituados no campo da educação inclusiva e formação de professores como Mantoan, Sassaki, Oliveira, Cortella e Pinto, visando contextualizar a realidade da inclusão de crianças com necessidades educacionais específicas em sala de aula de ensino regular. Por fim concluímos a necessidade da formação continuada dos professores envolvidos no processo de inclusão destas crianças, pois, ainda há uma defasagem deste fator nas graduações de licenciatura e este processo aponta para a importância de um ambiente escolar onde deve haver trocas de experiências entre os pares.