Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE REGÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89568
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2869
    "inscrito_id" => 13923
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE REGÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "O período de formação docente nos cursos de graduação/licenciatura é marcado principalmente pelos estágios supervisionados, onde os discentes têm a oportunidade de vivenciar a teoria juntamente com a prática. Com base nessa premissa é importante salientar que o Programa de Residência Pedagógica (PRP) favorece o aperfeiçoamento aos discentes de nível superior, e contribui para formação teórico prática de licenciados. Mediante o cenário pandêmico foi exigido um novo olhar em relação ao processo ensino-aprendizagem. Diante do contexto exposto e com a necessidade de promover a interação aluno-professor por meio de plataformas virtuais desenvolvemos estratégias para viabilizar a mediação remota dos conhecimentos. Dentre as ferramentas digitais, destacou-se o uso do Wordwall; whatsApp; Google Forms e a plataforma Google Meet. Este último propicia o compartilhamento de telas do Microsoft Powerpoint, Microsoft Word, PDF e até mesmo outras janelas do computador com os participantes da sala para apresentar as atividades, documentos, tarefas, vídeos ou interagir via chat com mensagens para os alunos. Diante das inúmeras funcionalidades do celular, este se transformou em um aliado para o professor. Nesse sentido esse estudo teve como objetivo discorrer sobre algumas experiências vivenciadas no decorrer da nossa regência e os softwares utilizados, além de destacar a importância que cada uma representou para o campo da educação. Com o apoio dessas estratégias e instrumentos foi notado o surgimento de um ambiente de facilitação da aprendizagem, ocorrendo maior interação entre alunos e professor e licenciandos, principalmente por viabilizar o acesso à informação nessa situação de distanciamento social na educação, contribuindo assim, para a melhoria na aprendizagem dos alunos e para a formação docente dos licenciandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13923_TB2869_10082022091037.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS CANDEIAS FERREIRA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MACEDO"
    "autor_email" => "mariamacedo@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89568
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2869
    "inscrito_id" => 13923
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E ESTRATÉGIAS DE REGÊNCIA PEDAGÓGICA EM BIOLOGIA NA PANDEMIA DE COVID-19"
    "resumo" => "O período de formação docente nos cursos de graduação/licenciatura é marcado principalmente pelos estágios supervisionados, onde os discentes têm a oportunidade de vivenciar a teoria juntamente com a prática. Com base nessa premissa é importante salientar que o Programa de Residência Pedagógica (PRP) favorece o aperfeiçoamento aos discentes de nível superior, e contribui para formação teórico prática de licenciados. Mediante o cenário pandêmico foi exigido um novo olhar em relação ao processo ensino-aprendizagem. Diante do contexto exposto e com a necessidade de promover a interação aluno-professor por meio de plataformas virtuais desenvolvemos estratégias para viabilizar a mediação remota dos conhecimentos. Dentre as ferramentas digitais, destacou-se o uso do Wordwall; whatsApp; Google Forms e a plataforma Google Meet. Este último propicia o compartilhamento de telas do Microsoft Powerpoint, Microsoft Word, PDF e até mesmo outras janelas do computador com os participantes da sala para apresentar as atividades, documentos, tarefas, vídeos ou interagir via chat com mensagens para os alunos. Diante das inúmeras funcionalidades do celular, este se transformou em um aliado para o professor. Nesse sentido esse estudo teve como objetivo discorrer sobre algumas experiências vivenciadas no decorrer da nossa regência e os softwares utilizados, além de destacar a importância que cada uma representou para o campo da educação. Com o apoio dessas estratégias e instrumentos foi notado o surgimento de um ambiente de facilitação da aprendizagem, ocorrendo maior interação entre alunos e professor e licenciandos, principalmente por viabilizar o acesso à informação nessa situação de distanciamento social na educação, contribuindo assim, para a melhoria na aprendizagem dos alunos e para a formação docente dos licenciandos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID13923_TB2869_10082022091037.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA DAS CANDEIAS FERREIRA MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "MARIA MACEDO"
    "autor_email" => "mariamacedo@ufpi.edu.br"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O período de formação docente nos cursos de graduação/licenciatura é marcado principalmente pelos estágios supervisionados, onde os discentes têm a oportunidade de vivenciar a teoria juntamente com a prática. Com base nessa premissa é importante salientar que o Programa de Residência Pedagógica (PRP) favorece o aperfeiçoamento aos discentes de nível superior, e contribui para formação teórico prática de licenciados. Mediante o cenário pandêmico foi exigido um novo olhar em relação ao processo ensino-aprendizagem. Diante do contexto exposto e com a necessidade de promover a interação aluno-professor por meio de plataformas virtuais desenvolvemos estratégias para viabilizar a mediação remota dos conhecimentos. Dentre as ferramentas digitais, destacou-se o uso do Wordwall; whatsApp; Google Forms e a plataforma Google Meet. Este último propicia o compartilhamento de telas do Microsoft Powerpoint, Microsoft Word, PDF e até mesmo outras janelas do computador com os participantes da sala para apresentar as atividades, documentos, tarefas, vídeos ou interagir via chat com mensagens para os alunos. Diante das inúmeras funcionalidades do celular, este se transformou em um aliado para o professor. Nesse sentido esse estudo teve como objetivo discorrer sobre algumas experiências vivenciadas no decorrer da nossa regência e os softwares utilizados, além de destacar a importância que cada uma representou para o campo da educação. Com o apoio dessas estratégias e instrumentos foi notado o surgimento de um ambiente de facilitação da aprendizagem, ocorrendo maior interação entre alunos e professor e licenciandos, principalmente por viabilizar o acesso à informação nessa situação de distanciamento social na educação, contribuindo assim, para a melhoria na aprendizagem dos alunos e para a formação docente dos licenciandos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.